Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de abril de 2024

Maringá: Greve na UEM é suspensa; retorno às aulas é marcado


Por Redação GMC, com colaboração de Victor Simião/CBN Maringá Publicado 13/08/2019 às 17h37 Atualizado 23/02/2023 às 19h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A greve na Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi suspensa. A decisão foi tomada pelos servidores em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (13), no Restaurante Universitário. A paralisação teve início no dia 26 de junho.

Estiveram representados na assembleia, o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Aduem), a Associação dos Funcionários da Universidade Estadual de Maringá (Afuem), a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Sesduem) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

De acordo com o presidente do Sinteemar, José Maria Marques, as aulas devem retornar na próxima segunda-feira (19).

“Vai ser encaminhado um expediente para a reitoria para que as aulas só voltem na segunda-feira (19). Também mantivemos assembleia permanente para que caso o governo resolva levantar alguma bandeira contra os trabalhadores públicos do Paraná, nós estamos prontos para ir par ao embate de novo. Amanhã, as atividades vão retomando aos poucos, tem toda uma logística para se retomar”, explica. 

O principal motivo  que culminou na greve foi a falta de reajuste salarial. Os servidores, de início, pediam a reposição dos últimos 12 meses: 4,94%. Eles estão sem reajuste desde 2015.

A proposta oficial do Governo é 5,08% de forma parcelada. 2%, com pagamento em janeiro de 2020, e as outras duas 1,5%, com pagamentos em janeiro de 2021 e janeiro de 2022, se houver disponibilidade financeira no caixa do Estado. Os servidores da UEM tinham rejeitado a proposta em julho. Agora, na tarde de hoje aprovaram.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação