Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

Jovens que nadaram no Bosque 2 podem estar com leptospirose


Por Redação GMC Publicado 09/01/2019 às 11h14 Atualizado 19/02/2023 às 14h57
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quatro jovens que invadiram Bosque 2 para nadar podem estar com leptospirose. A suspeita foi levantada após os adolescentes apresentarem sinais da doença infecciosa, causada pela urina de roedores. Nos últimos dois anos, cinco casos ocorreram na cidade. Dois deles ainda estão no hospital, mas não correm risco de vida. A secretaria de Saúde faz alerta a população que se banhou no local nos últimos 30 dias. Se houver sintomas da doença, é preciso procurar as unidades de saúde e relatar o ocorrido, reforça a gerente de Epidemiologia do município, Jussara Titato.

No ano passado, dos 16 suspeitos, um caso foi confirmado. Em 2017, 24 casos foram registrados como suspeitos. Desses, quatro confirmados.

A doença é causada por uma bactéria chamada ‘Leptospira’, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem). A transmissão ocorre pelo contato com água e solo contaminados, devido a presente urina dos bichos em esgotos e bueiros. Porém, a leptospirose é considerável uma doença curável, principalmente em diagnóstico precoce.

“É importante que a população evite o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças e jovens nadem ou brinquem nessas águas. Os casos devem ser tratados nas Unidades Básicas de Saúde, mas em casos graves há a necessidade de internação”, ressalta a gerente de Epidemiologia.

Os principais sintomas são febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, vômitos, diarreia e tosse. Quando a infecção é grave, geralmente a pele e olhos ficam amarelados, e ocorre sangramento e alterações urinárias. Como os sintomas são comuns a outras doenças, o diagnóstico é feito após exame de sangue. Um alerta para atenção maior em casos de leptospirose já foi emitido para todas Unidades Básicas de Saúde pública e particular do município.

Matéria atualizada às 11h, para acréscimo de informações.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação