Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de abril de 2024

‘Viaduto do Café’ ficava no Centro de Maringá; você lembra?


Por Nailena Faian Publicado 14/09/2018 às 20h34 Atualizado 18/02/2023 às 07h27
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Já imaginou estar indo ao Shopping Avenida Center, em Maringá, e ter de esperar o trem passar para chegar até lá? Parece bizarro nos dias de hoje, mas no local, quando ainda não existia o shopping, passava o trem e gerava muito transtorno à população.

Para acabar de vez com a espera, na década de 1960, na gestão de João Paulino Vieira Filho (1960-1964), iniciou-se a construção do Viaduto do Café, que só terminou na gestão seguinte, de Luiz Moreira de Carvalho (1964-1968).

O viaduto, com 200 metros de comprimento na Avenida São Paulo, começava no cruzamento com a Avenida Tamandaré e seguia até onde hoje é a Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, antigamente chamada de Avenida das Indústrias.

“Quando a cidade se expandiu, a linha férrea passou a ser um problema, obrigando a fazer intervenções urbanas, fazendo com que a linha de trem fosse rebaixada e se construísse o viaduto”, lembra o historiador Reginaldo Dias.

O viaduto ficou ativo por 30 anos. No entanto, por apresentar problemas, como não possuir galeria pluvial, provocando alagamento de alguns trechos, foi demolido em 1996, dando espaço ao Novo Centro.

Fotos da galeria: 1ª: Acervo/Maringá Histórica/ 2ª: Kenji Ueta/Acervo Maringá Histórica

Confira o vídeo produzido pelo site Maringá Histórica. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação