Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de novembro de 2024

Maringá passa a ser a regional de Saúde do Paraná com mais casos de dengue


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 22/11/2023 às 16h39
Ouvir: 00:00
denguefiocruzmaringa
Foto: Divulgação/Fiocruz.

O número de casos confirmados de dengue vem aumentando semana a semana. Desde o início do período epidemiológico no Paraná, em agosto, já foram confirmados 3.091 casos de dengue em 203 municípios do estado. Quase 6 mil suspeitos estão em investigação.

E a 15ª Regional de Saúde de Maringá agora é a região do estado com o maior número de confirmações: 614. As cidades da regional de Londrina, que antes tinha mais casos, tem com 605 confirmações.

Os dados são divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde semanalmente. Só em Maringá, são 462 casos confirmados da doença no atual período e 87 suspeitos em análise.

A única morte por dengue confirmada até o momento no Paraná também fica no noroeste do estado. Foi em Marilena, regional de Paranavaí, que soma 401 casos de dengue.

O número de casos preocupa as autoridades em Saúde. Nesta quarta-feira (22), escolhido para ser o Dia D de combate à dengue, o Governo do Estado lançou uma campanha para conscientizar sobre os cuidados para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Trata-se do “Paraná Contra a Dengue”. Além dos materiais institucionais, o governo informou que vai repassar recursos para que os municípios cumpram a meta de ações de combate às arboviroses.

Além das campanhas e mutirões de limpeza dos quintais e terrenos, combater a proliferação do mosquito depende de cada morador não deixar água parada, segundo o gerente de zoonoses, Eduardo Alcântara Ribeiro.

O mosquito Aedes aegypti também transmite zika e chikungunya. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika no Paraná. Já chikungunya, foram 17 casos confirmados no estado desde agosto.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação