Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Maringá pode registrar mínima de 5ºC na semana que vem


Por Redação GMC Publicado 19/06/2019 às 12h53 Atualizado 23/02/2023 às 00h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira (21). E se depender das previsões do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a estação mais fria do ano não vai demorar para “dar as caras” em Maringá.

Isso porque, para o próximo dia 27, quinta-feira da semana que vem, a mínima prevista para Maringá é de 5ºC, enquanto a máxima não passará dos 13°.

De acordo com o Simepar, o tempo começa a mudar já na próxima quarta (26), quando os termômetros variam de 10°C a 21C°. Para o dia 28, a previsão é de 10ºC para a mínima e de 15°C para a máxima.

“Uma massa de ar frio deve entrar pelo sul do país na quarta-feira (26) e baixar as temperaturas em todo o estado”, analisa Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.

Como será o inverno?

A temperatura média do último verão em Maringá aumentou 1,3°C em relação à média histórica para a estação nas últimas quatro décadas. Os dados, da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), revelam uma tendência de elevação, o que indica que o inverno deste ano, com início em 21 de junho, começará ameno na região.

Segundo o geógrafo climatologista Leandro Zandonadi, que coordena a Estação Climatológica da UEM, a iminência do El Niño provocou o aumento da temperatura combinado com a escassez, gerando menos nebulosidade e mais radiação na região de Maringá.

“Com isso, os prognósticos para o início do inverno são de que a estação comece um pouco seca na região de Maringá, com temperaturas levemente acima ou próximas da média histórica, de 19,3°C. A média das temperaturas mínimas para o período é de 14,0°C”, diz Zandonadi. Ele acrescenta que as ondas mais frias devem ocorrer em julho, bem como as chuvas.

Os dados referentes ao verão confirmam o avanço da temperatura média nas últimas décadas, que subiu 1,2°C no mundo desde o início da era industrial e, atualmente, está aumentando entre 0,2°C e 0,1°C por década, segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Em Maringá, por exemplo, nos últimos 42 anos, considerando todas as estações, os termômetros registraram elevação média de 1,4°C, segundo Zandonadi.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação