Maringá pretende criar a Rota Turística das Cervejas Artesanais


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
Foto: Divulgação/Prefeitura de Maringá

Entrou na pauta da sessão da Câmara Municipal de Maringá um projeto de Lei do poder Executivo que institui a Rota Turística das Cervejas Artesanais. 

Maringá tem cervejarias artesanais premiadas nacionalmente e o setor já é organizado em núcleos associativos. A proposta da Lei é que a prefeitura apoie a sociedade civil para potencializar as atividades, eventos e festivais. 

O projeto de Lei estabelece a criação de uma comissão composta pelos segmentos envolvidos e regulamenta a produção de cerveja artesanal como atrativo turístico da cidade.

De acordo com o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Marcos Cordiolli, o objetivo é ativar a economia local e fomentar o turismo nessa área. 

“A partir do momento que nós estamos criando um conceito de rota cervejarias, aquelas cervejarias que se adaptassem a isso passam a fazer parte dessa rota. Então veja, são alguns fatores que nós temos. […] Elas precisam ser cervejarias de caráter artesanal, serem de Maringá e terem ai um determinado conceito, […] para que elas possam fazer parte desses programas. É uma lei que ajuda a organizar o seguimento, para que ele tenha essa identidade local, ao mesmo tempo permite ao poder público ajudar na promoção dessa economia de interesse […]. Maringá tem hoje um conjunto de indústrias cervejeiras artesanais de qualidade, estão gerando aqui em Maringá vários empregos, trazendo vários recursos, pagando tributos, e com isso nós queremos que essas cervejas continuem a crescer e se expandir para além de Maringá. E por outro lado nós estamos avisando o Brasil que o turista que vier a Maringá, seguramente, ele vai poder degustar pelo menos uma dúzia de cervejas locais de altíssima qualidade e que compõem quase uma centena de rótulos […] e isso estimula um determinado tipo de turista”, diz Cordiolli.

O projeto também intitula o dia 06 de dezembro como o dia Municipal da Cerveja Artesanal de Maringá. 

Os vereadores votam o projeto de lei na sessão ordinária desta quinta-feira, 18.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Sair da versão mobile