Maringá realiza 1° Festival Nacional de Graffiti na Vila Olímpica

Artistas, grafiteiros e muralistas do Brasil todo desembarcaram em Maringá para colorir os espaços da Vila Olímpica. É o primeiro Festival Nacional de Graffiti de Maringá, Vida nos Muros. Mais de 50 artistas participam do evento.
O ilustrador e grafiteiro mineiro Babu é um dos participantes. Segundo ele, a arte do grafite busca equidade e levar respiro para a sociedade. “Como artista, [esse tipo de arte me faz] me expressar. Com temas que eu acho que não estão tendo tanta relevância, eu tento fazer a minha parte como artista porque para levar esses temas para o resto da sociedade”, considera.
A muralista Joy tem o trabalho focado em personagens mulheres. “Eu sou de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e eu tento mostrar o meu trabalho justamente para fortalecer a cena feminina, porque a maioria dos eventos são [com] grafiteiros homens, então eu venho aqui para mostrar que mulher também pode estar na rua pintando”, afirma.
O grafite em Maringá cresceu ao longo dos últimos anos na avaliação do muralista Mateus Rosa. Segundo ele, as técnicas para os desenhos são variadas.
Mas o evento não é só de grafite. Várias atrações e atividades estão previstas ao longo do fim de semana. Hip Hop, street dance, skate. A gerente de pesquisa da Secretaria de Esportes e Lazer, Viviane Santos fala da programação. “53 artistas estarão aqui revitalizando, pintando, dando cores aos muros. Além disso, [nesta sexta-feira, 27], às 16h30, a gente tem um worshop que vai ensinar técnicas de grafite para pessoas a partir de 5 anos. Está aberto para toda a população”, cita.
O workshop de técnicas de grafite tem 150 vagas sem necessidade de inscrição começa às 16h desta sexta-feira, 27.
