Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Maringá realiza ações de conscientização sobre saúde mental


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 12/01/2023 às 15h30
Ouvir: 00:00
Foto: Ana Carolina / PMM

Maringá realiza ações de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. As campanhas mensais especificadas em cores marcam o ano no calendário da Saúde. As ações estão na programação do Janeiro Branco.

Quando uma angústia ou aflição se transformam em um problema de saúde mental? Essa pergunta pode ser respondida com ajuda de um especialista. E cuidar da saúde mental precisa estar na meta de início de ano das pessoas.

Em Maringá, esta semana, estão sendo apresentados os programas que a cidade oferece na área de saúde mental. As ações estão ocorrendo no Terminal Urbano. O secretário de Saúde, Clovis Augusto Melo explica, “A ideia do janeiro branco é fazer com que as pessoas escrevam uma nova história pensando em sua saúde mental, promovendo seu bem estar emocional e das pessoas que se relacionam com você”.

A população pode procurar atendimento nos CAPS e nas UBSs. Entre as atividades estão atendimentos psicológicos gratuitos e atividades e grupos, em alguns casos, a interação coletiva também pode ser a solução. “Temos várias atividades que são realizadas nas UBSs, que proporcionam bem estar e as ensinam. Além disso, Maringá é referência em saúde mental pelo SUS, inclusive as pessoas podem e devem utilizar esses serviços, e o janeiro branco é uma ótima oportunidade para a gente apresentar esses serviços à população”, complementou Clovis.

Confira o cronograma de ações do ′Janeiro Branco′:
• Dias 11, 12 e 13 de janeiro, no Terminal Urbano, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h – Ações de conscientização, promoção e prevenção voltadas à saúde mental;

• Dia 27 de janeiro, no Auditório Hélio Moreira, das 8h30 às 11h30 – Palestra para servidores que lidam com pessoas em situação de vulnerabilidade mental;

Confira as informações sobre os Caps e atendimento psicológico:

CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: local que oferece tratamento para a população adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps II Canção – Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
Horário de funcionamento: 7h as 18h.
Endereço: Rua Alfredo Pujon, 733

Caps III: Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves. Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente, das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Hospital Municipal – Emergência Psiquiátrica 24 horas
Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n – Jd. Ipanema

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Clique aqui e confira o horário das UBSs

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação