Maringá realiza mais de 2,4 mil castrações de animais em 2025
A Prefeitura de Maringá realizou mais de 2,4 mil castrações de animais nos primeiros três meses de 2025, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal. O número representa um aumento de 34,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
As castrações foram feitas por meio do programa Castra Pet, uma parceria entre o município e o Governo do Paraná. O do programa segundo o município é facilitar o acesso gratuito ao procedimento e reforçar o controle populacional de cães e gatos.
No mesmo período, a secretaria também intensificou as ações de fiscalização de maus-tratos. Foram mais de 340 vistorias realizadas, com resgate de animais em situação de risco, aplicação de multas e encaminhamento dos pets para atendimento veterinário.

Para o Secretário de Proteção e Bem-Estar, Everson de Carvalho Ferreira, o balanço de ações é reflexo do compromisso do município com a causa animal. “Nestes primeiros 100 dias, trabalhamos para garantir a saúde e proteção dos pets, além de contribuir para a saúde pública prevenindo a disseminação de doenças”, disse.
Além das fiscalizações, o município promoveu 638 atendimentos veterinários gratuitos, como vacinas, exames, cirurgias, consultas e internações. Parte dos procedimentos foi voltada aos animais de pessoas em situação de rua, por meio do programa Imuniza Pet.
As feiras de adoção organizadas pela secretaria resultaram em 68 adoções de cães e gatos entre janeiro e início de abril.