Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

29 de setembro de 2024

Maringá realiza mutirão de exames gratuitos para detectar glaucoma


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 21/05/2022 às 17h20 Atualizado 20/10/2022 às 22h45
Ouvir: 00:00
Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá

Um ônibus com equipamentos para exames oftalmológicos estacionou no Hospital Municipal neste sábado, 21, para o mutirão chamado Espaço Saúde. Vários exames preventivos e para detecção de glaucoma estão sendo oferecidos gratuitamente à população. O glaucoma é uma doença silenciosa que pode levar à cegueira.

Segundo o secretário de Saúde, Clóvis Augusto Melo, a ação é voltada para o grupo de risco. “São pessoas acima de 40 anos que têm um histórico de glaucoma na família, ou que tenham diabetes, entre outros quesitos”, cita o secretário.

A estimativa é que mais de mil pessoas façam um exame. Na primeira hora, mais de 400 senhas haviam sido distribuídas. O Aristides Gamba estava com a senha 129. Ele aproveitou a oportunidade para fazer um exame preventivo.

A oftalmologista presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia, Juliana Almodin, explica a importância dos exames de rotina para detecção precoce da doença. “Hoje, o glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo e pela doença ser assintomática, o diagnóstico, muitas vezes, acaba sendo feito de forma tardia. Então, se nós salvarmos pelo menos um olho hoje, nós já vamos ficar felizes”, comenta a especialista.

Adacissa Moreira veio fazer um exame de vista e aproveitou para fazer outros exames, como medir a pressão.

Equipes do Samu, acadêmicos de psicologia, enfermagem e outros cursos estavam no evento para oferecer atendimento à população.

A Vanda Cavalcante veio a procura de um exame de vista, mas acabou aprendendo a fazer corretamente uma manobra de reanimação cardíaca. Ela que enfrentou uma situação delicada com o filho em casa, acha que todos devem saber como agir nesses casos.

O mutirão segue até às 16h. Os atendimentos são por ordem de chegada.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação