Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

08 de dezembro de 2025

Maringá realiza mutirões de atendimentos especializados em genética e doenças raras


Por Redação GMC Online Publicado 09/10/2025 às 10h13
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e o Hospital da Criança, realizaram no último sábado, 4, um mutirão de consultas no Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras. O próximo mutirão será no dia 18 de outubro, sábado, totalizando 24 atendimentos extras a pacientes de Maringá e municípios da região no mês de outubro. Os mutirões realizados aos sábados visam agilizar os atendimentos que exigem avaliação médica detalhada e, muitas vezes, uma investigação genética.

9051f43d-eae6-405d-baf1-30f616e79999
Foto: Hospital da Criança de Maringá

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que o diagnóstico precoce é fundamental para dar início ao tratamento adequado e melhorar a qualidade de vida do paciente. “Muitas famílias aguardam por esse momento e agora essa oportunidade chegou, trazendo esperança de um futuro com mais qualidade de vida para essas crianças. É um avanço para a saúde pediátrica de Maringá e região Noroeste do Paraná”, destaca.

De acordo com o médico geneticista, Arthur Périco, que coordena o Ambulatório de Genética Médica e Doenças Raras do Hospital da Criança, a avaliação clínica inclui anamnese e solicitação de exames para aprofundar a investigação diagnóstica. “É como montar um quebra-cabeças: avaliamos toda a história clínica, comorbidades e sintomas da criança. A partir disso buscamos confirmar ou descartar uma doença genética. Esse é o primeiro passo para dar direcionamento ao tratamento”, explicou.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação