Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Maringá reforça atenção básica com mais de 200 novos profissionais de saúde


Por Redação GMC Online Publicado 21/08/2025 às 17h08
Ouvir: 00:00

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, convocou 103 agentes comunitários de saúde, quatro médicos e um técnico de higiene dental aprovados em concurso público para atuação em equipes multidisciplinares da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com o edital nº 032/2025, os candidatos devem comparecer até sexta-feira, 22, na Coordenadoria de Recrutamento da Secretaria de Gestão de Pessoas, no segundo andar do Paço Municipal. O não comparecimento resultará automaticamente na eliminação do candidato.

Os profissionais de saúde que compõe as equipes da ESF trabalham de forma integrada e complementar, fortalecendo a proximidade e o vínculo entre a UBS e os pacientes. Com foco na prevenção e promoção da saúde, essas equipes oferecem cuidado integral, baseado no histórico e no estilo de vida do paciente e, também, na realidade local. Com as novas contratações, as áreas de abrangência das 35 UBSs do município serão beneficiadas.

LEIA TAMBÉM: Calor em pleno inverno em todo o Paraná tem data para acabar

Em abril, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, revisou o registro dos profissionais que compõem as equipes da ESF no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O levantamento identificou a necessidade de atualização dos registros para composição das equipes.

4cc3c896-ae1a-4a4b-aa2a-c2e908625358 (1)
Foto: Arquivo | PMM

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explica que assumiu com o Ministério da Saúde o compromisso de recompor as 99 equipes da Estratégia Saúde da Família até o mês de agosto. “Vamos cumprir o compromisso assumido com o Ministério da Saúde. Somos muito gratos ao Ministério da Saúde por não penalizar o município com o cancelamento do repasse mensal de R$ 2,5 milhões após à constatação de que servidores exonerados, alguns há mais de um ano, permaneceram registrados no CNES.”

Além da contratação via concurso público, o município está com Processo Seletivo Simplificado (PSS) em andamento para contratação de diversos profissionais para a atenção básica. O prazo de inscrição do PSS terminou no domingo, 17. No total, foram mais de 3.500 inscritos. A convocação dos aprovados dentro das vagas ofertadas para comprovação de títulos e experiências profissionais será nesta sexta-feira, 22. O início das atividades está previsto para os dias 4 e 5 de setembro.

Para marcar a ocasião, no dia 8 de setembro, às 9h, no Teatro Calil Haddad, a secretária de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, dará posse oficial aos cerca de 200 novos integrantes da ESF. O secretário Nardi destacou que será um momento de celebração do fortalecimento da atenção básica em Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação