Maringá registra o dobro de chuva prevista para abril

O mês de abril foi bastante chuvoso em Maringá, um fenômeno atípico. Em anos anteriores, já chegou a ser considerado o mês mais seco das últimas décadas. Em abril de 2021, choveu apenas 3,4 milímetros na cidade.
Mas este ano a realidade foi bem diferente, choveu o dobro da média histórica prevista para o mês em Maringá. Ao longo dos 30 dias de abril, Maringá registrou 150 milímetros de chuva, a média esperada era de 72 milímetros. Os dados são do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).
Antes mesmo de encerrar o mês de abril, Maringá já havia ultrapassado a média de chuva prevista. As precipitações mais intensas foram nas duas primeiras semanas.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, houve a ocorrência de chuva acima da média em outras cidades do Paraná.
“A precipitação acabou ficando acima da média climatológica e várias das regiões paranaenses. No litoral, tivemos o destaque de muitos dias chuvosos, inclusive com precipitação registrada nos pluviométricos em torno de 500 milímetros na Bahia de Guanabara”, explica.
Para o mês de maio, a previsão é que as precipitações fiquem dentro da média.
“Os eventos climáticos ‘La Niña e El Niño’ não estão em fase ativa, teremos um período de neutralidade, portanto se espera uma chuva para o mês de maio mais próxima do normal”, diz.
