02 de abril de 2025

Relembre a história da Kalahari, casa noturna que marcou época em Maringá


Por Matheus Hernandes, com informações da Maringá Histórica Publicado 21/08/2021 às 10h34 Atualizado 20/10/2022 às 14h43
Ouvir: 04:04

Um espaço emblemático que revolucionou a vida noturna maringaense. Os jovens dos anos 1980 e 1990 frequentaram muito esse lugar. Você já foi ou pelo menos ouvi falar da Kalahari? Relembre sobre a balada que marcou época. As informações são do projeto Maringá Histórica.

A casa noturna foi uma idealização de dois irmãos: Manoel Abrão Netto e Paulo Abrão. Manoel era dono do bar Baixada Verde e Paulo do Chaplin’s bar.

Percebendo que o público dos bares não tinham para onde ir depois que saíam dos estabelecimentos, os irmãos tiveram a ideia de criar uma casa noturna em Maringá. Juntaram-se aos irmãos mais dois sócios, Eugênio Casagrande e Osmar Casavechia.

Sócios da Kalahari | Foto: Reprodução/Youtube/Maringá Histórica

Mas e qual seria o local do empreendimento? Um prédio ainda inacabado, localizado em cima do então Cine Plaza foi o selecionado. O seu proprietário era o senhor José Ferreira Branco, popularmente conhecido como Zé Português.

Primeiro pr´édio, próximo à Praça Raposo Tavares | Foto: Reprodução/Youtube/Maringá Histórica

Surge a nova casa noturna em Maringá

As obras foram executadas entre abril e novembro de 1985. A grande estreia do empreendimento foi em 25 de novembro daquele ano, com show de estreia do cantor Wando.

Um pouco antes, a dúvida que pairava entre os sócios era: qual seria o nome do local? 

“A ideia veio da arquiteta Vânia e do artista plástico Carlos Sato, ambos de Londrina e responsáveis pela concepção dessa casa noturna. Baseado na decoração que eles haviam proposto, eles sugeriram que o nome deveria fazer referência a um deserto. A ideia inicial foi Saara, mas os sócios não gostaram muito. Até que se chegaram à opção emblemática de Kalahari”, conta Miguel Fernando, em vídeo do projeto Maringá Histórica.

De acordo com o Maringá Histórica, a Kalahari revolucionou a noite maringaense. Tinha pista lenta, rápida, espaços para shows de samba, pagode e MPB e, caso você quisesse descansar, ainda tinha um terraço com uma vista para Maringá.

Entre 1987 e 1990, duas grandes reformas foram realizadas na casa noturna e, em uma delas, foi aberto um mezanino entre o 4º e 5º andar, dando uma repaginada no local. 

Foto: Reprodução/Youtube/Maringá Histórica

Mudanças

A Kalahari permaneceu no mesmo local até 1995. Após muita pressão do Corpo de Bombeiros, que alegava que deveriam ser executadas intervenções no local, os sócios decidiram mudar o empreendimento de local, uma vez que o prédio era muito antigo e seria quase impossível realizar as mudanças necessárias. Conforme o Maringá Histórica, no prédio foi criada a Amérika Music Hall.

Foto: Reprodução/Youtube/Maringá Histórica

A questão foi resolvida com a compra de um terreno na avenida Cerro Azul e uma nova Kalahari foi construída. A inauguração foi no dia 16 de agosto de 1995 e naquele mesmo ano o maringaense teve a oportunidade de assistir a grandes shows como os de Nana Caymmi, Raimundo Fagner e Oswaldo Montenegro.

A casa noturna permaneceu neste segundo local até 2002, quando passou por uma nova grande reforma e foi reaberta com o nome de Dot. A nova balada funcionou até 2006.

Foto: Reprodução/Youtube/Maringá Histórica

Confira o vídeo do Maringá Histórica que conta essa histórica:

E, você, frequentou a Kalahari? Sente falta dessa época? 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação