
Maringá é destaque no Paraná e no Brasil no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2025. A cidade ocupa a 7ª posição nacional, avançando duas colocações em relação ao ano anterior, e é a segunda mais bem colocada entre os municípios paranaenses, atrás apenas de Curitiba, que figura em 5º lugar.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
O desempenho de Maringá reflete avanços em diversos setores. No saneamento básico, a cidade subiu 24 posições, alcançando a 1ª colocação estadual e nota máxima na coleta e destinação de resíduos. No funcionamento da máquina pública, ocupa a 3ª posição estadual e no pilar qualidade da saúde, figura em 1º lugar. Entre os principais indicadores que impulsionaram a evolução de Maringá estão telecomunicações (+91), segurança (+55), acesso à saúde (+49), saneamento (+24) e sustentabilidade fiscal (+19).
O crescimento da cidade é histórico: em 2021, Maringá ocupava apenas o 17º lugar no ranking geral. Desde então, a cidade vem melhorando consistentemente indicadores como qualidade da educação (+15 posições em relação à gestão anterior), meio ambiente e funcionamento da máquina pública.
O ranking é desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e avalia 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, incluindo capitais. A análise considera 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos nas dimensões instituições, sociedade e economia, com foco na capacidade dos governos locais de gerar bem-estar e atrair investimentos.
A evolução de Maringá coloca a cidade à frente de 21 capitais brasileiras em alguns indicadores, confirmando seu crescimento econômico, eficiência na gestão pública e qualidade de vida para os moradores. O Paraná, por sua vez, mantém o 3º lugar entre os estados mais competitivos do país, posição conquistada pelo quarto ano consecutivo, com 13 municípios entre os 100 mais competitivos do Brasil e 27 entre os 500 primeiros.