Maringá sedia Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados

Paratletas de vários estados do país estão na cidade para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Amputados. A competição tem algumas regras diferentes. O técnico do times Assama Maringá e Assama Paraná, Edson Lima (Lambari), explica.
“No caso da muleta, tocada na bola é falta, usada desproporcionalmente também é falta, se a bola bater no coto, que é o membro que seria uma perna normal, é falta, porque muitos têm uma deficiência de corte e outros de nascença. O goleiro pode usar só uma mão, se ele tiver um membro deficiente, tem que esconder dentro da blusa, então, ele usa só a mão boa. Ele não pode sair da área também. As faltas são, praticamente, quase normais mundialmente, falta violenta é cartão vermelho ou cartão amarelo e assim por diante. São 7 jogadores: 6 de linha e 1 no gol”, diz o técnico.
A Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá tem dois times disputando o Campeonato Brasileiro Série A de Futebol de Amputados. O evento reúne 230 pessoas de vários estados brasileiros, entre atletas e coordenadores.
Há expectativa de que o time de Maringá chegue pelo menos na final, diz o técnico.
“Este ano, a gente está com expectativa de chegar nas finais, nós fomos campeões na Copa do Brasil, há pouco tempo, em Ourinhos. Uma das equipes, que nós falamos que é a equipe Maringá, foi a campeã, então, ela tem condições de vencer aqui. O futebol de amputados, hoje, cresceu muito, as equipes se fortaleceram bastante nesse sentido competitivo”, explicou Edson Lima.
Os jogos começaram nesta sexta-feira, 2, e estão sendo realizados no Estádio Willie Davids. Alguns paratletas do time de Maringá e várias associações recebem incentivo do município. A gerente de projetos da Secretaria de Esportes e Lazer, Viviane Santos, explica.
“Nós temos 17 modalidades, 14 associações conveniadas e, destes, nós temos 57 paratletas e técnicos que recebem esse incentivo dessa verba da prefeitura. Então, é muito importante para que a gente continue desenvolvendo o esporte”, afirma a gerente de projetos da Secretaria de Esportes e Lazer Viviane Santos.
O campeonato segue até domingo, 4.
