Maringá tem céu encoberto por fumaça: entenda o fenômeno que atinge cidades do Paraná


Por Rafael Bereta
image
Maringá tem céu encoberto por fumaça. Foto: Felippe Gabriel/GMC Online

Uma cena incomum tem intrigado os moradores de Maringá e outras cidades do Paraná, onde uma densa fumaça cobre o céu gerando especulações. O fenômeno, que começou a ser observado nesta segunda-feira, 2, levanta questões sobre suas origens e impactos na saúde pública.

Segundo informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o fenômeno acontece por causa das fumaças de queimadas registradas nos últimos dias no Pará, norte do Mato grosso e na Bolívia. Com isso, os focos de queimadas têm suas plumas sendo levadas pela circulação dos ventos para o sul do país.

Além disso, uma vasta área de tempo seco está se espalhando por diversos estados brasileiros e também por outros países da América do Sul.

Com o surgimento constante de focos de calor, as queimadas se tornam um problema recorrente neste inverno de escassas chuvas, especialmente nas regiões do Brasil, Bolívia, Argentina e Paraguai. O risco de incêndios florestais por conta da fumaça aumenta significativamente nos próximos dias, como mostra a imagem abaixo.

Foto: Reprodução/Simepar

Veja outras imagens do fenômeno em Maringá

1/5
2/5
3/5
4/5
5/5

Foto: Equipe GMC Online

Sair da versão mobile