Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Maringá tem mais de 440 mil metros quadrados de áreas em recuperação ambiental


Por Redação GMC Online Publicado 23/05/2025 às 15h16
Ouvir: 00:00

Com foco na preservação ambiental, a Prefeitura de Maringá atua no cuidado, preservação, recuperação e na fiscalização para manutenção de espaços de mata nativa, com remanescente da Mata Atlântica. A partir do trabalho desenvolvido pelo Instituto Ambiental de Maringá (IAM), a cidade tem mais de 440 mil metros quadrados de áreas em processo de recuperação ambiental. São 142 espaços em diversas regiões e que ganharam o plantio de mais de 87 mil mudas de árvores nativas. 

image
Foto: Divulgação/PMM

Para reforçar o trabalho de recuperação florestal, o IAM adquiriu 5 mil mudas de árvores nativas para reflorestamento de áreas degradadas. “Além das ações do município, há áreas em recuperação por empresas. Para cada apartamento construído, por exemplo,as construtoras devem realizar o plantio de duas árvores. Além disso, sempre que há autorização para corte de uma área nativa, há a obrigação do plantio de novas 10 árvores”, explica o diretor-presidente do IAM, José Roberto Francisco Behrend. 

Além das ações de plantio compensatório, o município também realiza ações de fiscalização que resultam no reflorestamento. “Quando há incidência de espécie invasora, como leucenas, os proprietários da área devem realizar a retirada e o plantio de vegetação nativa. Também são realizados alguns plantios por empresas para conscientização ambiental ou compensação de pegada de carbono”, explicou o diretor-presidente do IAM.   

Nesta semana, Maringá foi destaque em levantamento realizado pelo MapBiomas. Desde 2019, a cidade ampliou em 16% a área nativa de Mata Atlântica. Entre os maiores municípios do Paraná, Maringá registrou o melhor desempenho. No total, a cidade tem mais de 2,6 milhões de m² de mata nativa, o que representa mais de 370 campos de futebol padrão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). As maiores áreas com vegetação nativa ficam localizadas na região central da cidade, o Parque Florestal dos Pioneiros, conhecido como Bosque II, e o Parque do Ingá, com 47,60 e 47,33 hectares, respectivamente.

As informações são da Prefeitura de Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação