Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Maringá tem o inverno mais quente dos últimos 20 anos


Por Nailena Faian Publicado 17/09/2019 às 18h03 Atualizado 24/02/2023 às 06h48
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A estação mais fria de 2019 se despede na próxima segunda-feira (23) e com dado histórico em Maringá: é o inverno mais quente dos últimos 20 anos. A informação é do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), que mede as variáveis climáticas do município desde 1999.

Segundo o Simepar, nesta segunda-feira (16), os termômetros chegaram a 37,8°C, a maior temperatura já registrada durante o inverno nos últimos 20 anos. O valor também beira a maior temperatura registrada neste ano em Maringá: em janeiro, o calor chegou a 38°C.

‘Clima de deserto’

Calor e pouca chuva resultam em baixa umidade relativa do ar, ou seja, tempo seco. Nessa segunda-feira, a umidade relativa do ar chegou a atingir 17,2% em Maringá, o menor índice do ano, segundo o Simepar.

Até parece brincadeira, mas Maringá está quase com “clima de deserto”, onde a umidade fica em torno de 10% a 15%. O índice registrado na cidade é considerado de estado de emergência, já que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é em torno de 60%.

Ruim para a saúde

O pneumologista João Salge, 48 anos, do Fleury Medicina e Saúde, diz que, como regra, os extremos de idade, como crianças e idosos, além das pessoas com doenças pulmonares crônicas, são os que mais sofrem com o ar seco e a baixa umidade relativa do ar.

“Esses grupos estão mais vulneráveis. Eu diria que não há uma reserva funcional para mecanismo mais ágil de defesa pulmonar”, diz o médico, que aconselha o consumo de muito líquido para hidratar, entre água, chás, sucos e água de coco.

Entre as precauções mais básicas estão, ainda, evitar atividades ao ar livre entre as 10h às 17h, evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete, cortar uso excessivo de ar-condicionado e usar protetor solar.

Próximos dias

Para esta quarta-feira (18), a previsão do Simepar é de que a temperatura possa alcançar 39°C e de que a umidade relativa do ar fique entre 20% e 75%. E pelos menos pelos próximos dias o calor não deve dar trégua. Até domingo (21) não há previsão de chuva e a temperatura máxima deve oscilar entre 30°C e 36°C.

*Com informações de Agência Estado e Folha Press

 

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e entre no nosso grupo. Lembrando que este grupo é restrito a mensagens de administradores.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação