Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de maio de 2024

Inverno de 2024 no Paraná deve ser mais rigoroso


Por Banda B, parceira do GMC Online Publicado 26/04/2024 às 14h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Ainda estamos no outono e os dias têm sido bem típicos da estação. Para o inverno, falta pouco menos de dois meses e a pergunta que muita gente se faz é: será que vai ser aquele friozão? No ano passado, segundo os meteorologistas, o frio não foi tão intenso, mas as coisas serão diferentes agora. A previsão, pelo menos por enquanto, indica que teremos um inverno mais rigoroso. 

Assim como no ano passado, no Brasil, o inverno, neste ano, começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro. Apesar disso, segundo a previsão do Simepar, a semelhança com o ano passado fica só na data mesmo.

image-87
Foto: Foto: Valdelino Pontes/AEN/Arquivo

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, explicou que ano passado foi diferente por conta de um fenômeno que estava atuando. Esse fenômeno agora já está se dissipando, por isso espera-se que as temperaturas sejam diferentes em 2024.

O inverno foi quente ano passado. Tivemos a atuação do fenômeno El Niño, que favorece com que haja uma diminuição do predomínio das entradas de ar frio que são comuns no inverno. Esse ano, o fenômeno está se dissipando e a tendência é não estar mais atuando no inverno. Vamos ter um período de neutralidade, nos próximos meses, e depois a formação do evento La Niña que pode favorecer, no final da estação ou na primavera, algum frio tardio

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar

Clique aqui e leia a reportagem completa na Banda B, parceira do GMC Online.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação