22 de julho de 2025

Maringá tem seis ecopontos para descarte correto de esponjas de lavar louças


Por Letícia Tristão/CBN Maringá Publicado 23/04/2021 às 18h44 Atualizado 01/02/2023 às 11h29
Ouvir: 02:40
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/Guia da Cozinha/Facebook

A esponja de lavar louças é um item essencial. Toda residência tem pelo menos uma. E o descarte desse item é feito com frequência. Mas o impacto do descarte incorreto da esponja no meio ambiente é grande. Cada esponja de uso doméstico pode levar até 400 anos para se decompor no meio ambiente.

Mas, se descartada corretamente, as esponjas podem até contribuir com o planeta a partir da reciclagem. As esponjas podem virar baldes, vasos de flores, lixeiras, pás de lixo entre outros materiais.

Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

Para ajudar no descarte correto, a Secretaria de Meio Ambiente lançou uma campanha do Programa de Reciclagem de Esponjas de Uso Doméstico. Seis ecopontos foram instalados na cidade para que a população possa fazer o descarte.

Segundo a gerente de educação ambiental da Sema, Marisa Ereno, os resíduos serão encaminhados para uma empresa que fará a reciclagem da esponja. “Esse material recolhido será encaminhado para reciclagem e serão transformados em novos produtos, como baldes de lixo e vasos de plantas. Uma esponja de lavar louças, se não descartada corretamente, pode levar até 400 anos pra se decompor, causando impactos no meio ambiente, por não ser biodegradável. Sabemos que, em toda casa, ela é utilizada e substituída a cada 20 dias mais ou menos. Pensando nisso, estamos instalando esses ecopontos no município de Maringá”, afirmou.

Os ecopontos para descarte das esponjas são:
Secretaria de Meio Ambiente – Avenida Cerro Azul, 544
Secretaria de Limpeza Urbana – Avenida das Indústrias, 700
Secretaria de Mobilidade Urbana – Avenida Colombo, 3114
Secretaria de Esportes e Lazer – Avenida Duque de Caxias, 1368
Diretoria de Bem-Estar Animal – Avenida Laguna, 688
Paço Municipal – Avenida XV de Novembro, 701

Além disso, a gerente destaca que Maringá tem outros ecopontos para descarte de lâmpadas queimadas, remédios vencidos e óleo de cozinha utilizado. Instituições, igrejas e empresas que quiserem se tornar um ecoponto para o descarte das esponjas de uso doméstico podem entrar em contato com a Sema (44) 3293-8750.

Dia 22 de abril é celebrado o Dia da Terra.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação