Maringá tem uma empresa para cada nove habitantes, aponta ranking do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o estudo Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, com dados de 2023, que apresenta um panorama dos empreendimentos formais no país. O Paraná aparece bem posicionado no ranking, com três cidades entre as 25 primeiras do Brasil.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Curitiba é a quarta cidade com maior número de empresas, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Londrina ocupa a 22ª colocação e, logo na sequência, Maringá aparece em 23º lugar.
LEIA TAMBÉM: Ranking revela as cidades do Paraná com melhor qualidade de vida; veja a lista

Com população estimada em 430 mil habitantes, Maringá reúne 45 mil empresas formais, o equivalente a uma empresa para cada nove moradores. O desempenho reforça o perfil empreendedor do município, avalia o economista e colunista da CBN Maringá, João Ricardo Tonin.
Segundo ele, quando comparada à posição populacional (60º lugar no país), Maringá demonstra força acima do esperado no número de empreendimentos. “É uma cidade muito boa para empreendedorismo. Além das oportunidades de emprego e salários competitivos, há um ambiente favorável para quem decide abrir o próprio negócio, especialmente na área de serviços”, afirma.
Entre os segmentos mais presentes no município estão contabilidade, advocacia, serviços de beleza, pet shops e outras atividades voltadas ao atendimento das famílias. O economista também destaca que essa vocação empreendedora é resultado de planejamento urbano de longo prazo. “A cidade foi pensada para ser um terreno fértil para empresas, desde os primeiros projetos como o Master Plan e os planos Maringá 2020 e 2030”, explica.
