Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

12 de dezembro de 2025

Maringá tem uma empresa para cada nove habitantes, aponta ranking do IBGE


Por Thiago Danezi, com Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 18/11/2025 às 17h10
Ouvir: 00:00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o estudo Estatísticas do Cadastro Central de Empresas, com dados de 2023, que apresenta um panorama dos empreendimentos formais no país. O Paraná aparece bem posicionado no ranking, com três cidades entre as 25 primeiras do Brasil.

Curitiba é a quarta cidade com maior número de empresas, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Londrina ocupa a 22ª colocação e, logo na sequência, Maringá aparece em 23º lugar.

LEIA TAMBÉM: Ranking revela as cidades do Paraná com melhor qualidade de vida; veja a lista

image

Com população estimada em 430 mil habitantes, Maringá reúne 45 mil empresas formais, o equivalente a uma empresa para cada nove moradores. O desempenho reforça o perfil empreendedor do município, avalia o economista e colunista da CBN Maringá, João Ricardo Tonin.

Segundo ele, quando comparada à posição populacional (60º lugar no país), Maringá demonstra força acima do esperado no número de empreendimentos. “É uma cidade muito boa para empreendedorismo. Além das oportunidades de emprego e salários competitivos, há um ambiente favorável para quem decide abrir o próprio negócio, especialmente na área de serviços”, afirma.

Entre os segmentos mais presentes no município estão contabilidade, advocacia, serviços de beleza, pet shops e outras atividades voltadas ao atendimento das famílias. O economista também destaca que essa vocação empreendedora é resultado de planejamento urbano de longo prazo. “A cidade foi pensada para ser um terreno fértil para empresas, desde os primeiros projetos como o Master Plan e os planos Maringá 2020 e 2030”, explica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação