Maringá terá ‘pet servidor público’ para atender crianças autistas

Na abertura oficial da Semana de Conscientização do Autismo, o prefeito Silvio Barros falou sobre a importância do contato entre animais de estimação e crianças e adolescentes com autismo. O prefeito pediu que a Secretaria de Bem-Estar Animal faça uma triagem para selecionar cães abrigados com condições de lidar com as crianças, numa espécie de pet servidor público.
“Entre os animais que estão abrigados em Maringá, alguns têm personalidade para serem cães de guarda, outros para ser um cão policial e temos também cães que têm personalidade para atender pessoas com neurodivergência, o que tem sido cada vez mais comum em clínicas especializadas”, diz.
Segundo o prefeito, os cães que demonstrarem aptidão para este tipo de atendimento, serão abrigados no canil municipal, serão tratados, alimentados como servidores públicos e vão prestar esse serviço para a população.
“As famílias que tiverem interesse em ter um animal treinado, adestrado para ajudar uma criança autista, poderão escolher entre os que a gente tiver disponível e levar para casa e cuidar dele. Será uma prestação de serviço para a comunidade”, afirma.