Maringaense vai palestrar no maior Congresso Internacional de Astronáutica, na França

Uma jovem maringaense vai palestrar no maior Congresso Internacional de Astronáutica, na França. Natália Hazbun, de 20 anos, foi selecionada para palestrar sobre a tese do curso de astronauta análogo que ela concluiu em maio. Até agora, sabe-se que apenas dois brasileiros foram selecionados.
“Em maio, eu fiz um curso de astronauta análogo pela estação espacial Habitat Marte e por meio desse curso eu fiquei sabendo que haviam aberto as inscrições para o Congresso Internacional de Astronáutica, e que eu poderia mandar teses que poderiam ser selecionadas. Eu mandei uma tese sobre utilização de hortoterapia para futuros assentamentos espaciais, no caso terapia com plantas para o bem-estar do astronauta, em missões tanto na Terra quanto no espaço, de curto a longo prazo. Eu tive a minha tese selecionada e vou para a França apresentar essa tese para toda a comunidade científica”, explica.
A tese de Natália é sobre utilização de hortoterapia para o bem-estar de astronautas, que é terapia com plantas. “Astronautas sofrem com [alguns] principais problemas: radiação cósmica, já que eles sofrem tanto com o campo magnético da Terra, quanto com a radiação do sol e a radiação galáctica; também temos a questão da mudança gravitacional; isolamento; e distância da Terra. A hortoterapia trabalha em quatro estágios: na parte física, social, cognitiva e psicológica. É uma forma natural que vai trazer bem-estar aos astronautas”, afirma.
Segundo Natália, apesar de todo o esforço dela em crescer na área da astronáutica, ser selecionada para a 73ª edição do congresso, que será realizado em setembro, foi uma surpresa.
