Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

16 de dezembro de 2025

Médico usa ‘Galinha Pintadinha’ em helicóptero para acalmar criança atropelada


Por Fábio Guillen Publicado 05/05/2021 às 21h40 Atualizado 24/02/2023 às 21h14
Ouvir: 00:00
Médico acalma criança atropelada com vídeo da Galinha Pintadinha – Foto: Arquivo pessoal

O médico intensivista Márcio Ronaldo Gonçalves e Silva, de 42 anos, usou um vídeo do desenho infantil Galinha Pintadinha durante o resgate de uma criança, de 4 anos, na tarde desta quarta-feira, 5. A menina teve traumatismo craniano e fratura de fêmur após ser atropelada por um carro em Itambé, na região metropolitana de Maringá. 

No helicóptero, durante o voo entre Itambé e Maringá, onde o helicóptero pousou, o médico conectou o desenho no próprio celular para tentar acalmar a criança, que estava muito assustada com o acidente. Segundo Márcio Ronaldo, foi uma forma de manter a criança tranquila e oferecer um atendimento mais humanizado. 

  • Clique aqui e receba as notícias do GMC Online pelo Whatsapp.

“Ela apresentava um traumatismo craniano e fratura de fêmur e estava bem agitada, bem chorosa. A gente teve que colocar o fêmur dela no lugar e isso gerou bastante estresse na criança e a gente esperava que isso pudesse acontecer também no voo. A gente perguntou pra ela qual desenho ela gostava e ela disse que era da Galinha Pintadinha. No voo, além das medicações que a gente fez, ela continuava agitada e quando colocamos o vídeo da Galinha Pintadinha ela acalmou na hora. Foi tanto um gesto de humanização quanto do controle da agitação e estratégia de acalmar ela em voo. Foi bem bacana e satisfatório para a gente”, disse o médico. 

O médico Márcio Ronaldo Gonçalves e Silva é diretor do Samu Regional de Maringá e trabalha no Serviço de Atendimento de Urgência e Emergência na cidade há 10 anos. Nesta quarta-feira, 5, o médico estava de plantão com a equipe do helicóptero do Samu. Márcio Ronaldo tem dois filhos: uma menina, de 3 anos, e um menino, de cinco meses.

Após o helicóptero pousar em Maringá, a menina foi levada ao Hospital Metropolitano de Sarandi, onde está internada. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação