Mensagem sobre contaminação da água por norovírus em Maringá e região é falsa

Circula no WhastApp uma mensagem falsa sobre contaminação da água por norovírus em Maringá, Paiçandu e Floresta. O texto faz um alerta aos moradores que bebem água da torneira e cita os sintomas da doença.
Leia a notícia falsa na íntegra:
“Atenção para quem bebe água da torneira da região de Paiçandu, Maringá, Floresta
Quais os sintomas do norovírus?
Os sintomas normalmente começam entre 24 e 72 horas depois da infecção inicial, embora possam começar após 12 horas. O primeiro sintoma é geralmente, um aparecimento repentino de náuseas seguido de vômitos em projétil e diarreia forte, podem apresentar febre, dor de cabeça, câimbras no estômago e dores nos membros.”
Esses podem, de fato, ser alguns dos sintomas causados pelo norovírus. O conteúdo foi copiado de sites de órgãos de saúde. No entanto, a Sanepar reforçou, por meio de nota, que é falsa a informação de que a água de Maringá, Paiçandu e Floresta está contaminada. A companhia disse, ainda, que tomará medidas judiciais relacionadas à notícia falsa.
Leia a nota enviada pela Sanepar à redação do GMC Online:
“A Sanepar esclarece que não procedem os boatos que circulam nas redes sociais em Maringá e região sobre surtos de doenças em decorrência da qualidade da água distribuída pela Companhia. Isto é Fake news. Divulgar notícia falsa é crime. A Sanepar alerta ainda que tomará medidas judiciais relacionadas a estas fake news. Em caso de dúvidas sobre os serviços da Sanepar, os clientes devem entrar em contato diretamente com a Companhia, pelo telefone 0800 200 0115, pelo site www.sanepar.com.br ou por meio do aplicativo Sanepar Mobile.”
O norovírus, causador de viroses gastrointestinais, está possivelmente associado à ingestão de água, mas também pode ser transmitido por alimentos ou de pessoa para pessoa.
Leia mais notícias no GMC Online.
