Morador de Maringá vence a covid-19 e a dengue ao mesmo tempo

Aos 44 anos, Evandro Castilho Salamão, morador de Maringá, venceu o novo coronavírus e a dengue ao mesmo tempo. Após apresentar diversos sintomas como falta de ar, febre, fadiga, perda de olfato e paladar e dores de cabeça, ele procurou um médico e recebeu o diagnóstico positivo para covid-19 no dia 13 de julho.
Nos primeiros dias da infecção, Salamão permaneceu em isolamento domiciliar, afastado da esposa Patricia Andersen Salamão. Mas após piora, precisou ser internado no dia 21 de julho. Uma semana depois de testar positivo para a covid-19, já no hospital, ele começou a ter fortes dores de cabeça e fez diversos exames, que confirmaram o diagnóstico de dengue.
Evandro Castilho Salamão teve alta hospitalar no dia 28 de julho, mas continuou fazendo uso de antibióticos e corticoides durante um mês. Atualmente, ele está bem e recuperado de ambas as doenças, mas como ainda sente um pouco de falta de ar, passa por acompanhamento médico.
Salamão conta que enfrentou o tratamento para covid-19 e a dengue com muita positividade. Segundo ele, ficar isolado foi a parte mais difícil. “Eu estava tranquilo, em momento nenhum fiquei com medo de não me recuperar. O maior problema durante o tratamento foi o isolamento, ficar sozinho, separado dos meus familiares e amigos”, reforça.
Coronavírus em Maringá
Desde o início da pandemia até esta sexta-feira, 28, Maringá soma 5.819 casos positivos do novo coronavírus. Desses, 4.812 já venceram a doença. Os recuperados representam 82,6% do total de casos na cidade. Outros 841 infectados estão em isolamento domiciliar, 70 estão internados (27 em UTI e 43 em enfermaria) e 96 morreram.
Dengue
No novo período epidemiológico, que iniciou em julho desde ano e segue até julho de 2021, Maringá registrou 13 casos de dengue. Os dados são do boletim mais recente que acompanha a doença na cidade, feito pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ao todo, o município tem 27 notificações. 12 suspeitas já foram descartadas. Dois casos seguem em análise. Do fim do mês passado até o momento, Maringá não registrou mortes em decorrência da doença.
