A sujeira se acumula em frente ao Parque Linear Gralha Azul, no Conjunto Ney Braga, em Maringá. No local, há um container da prefeitura para receber lixo reciclável, mas, segundo o representante comercial e morador do bairro, Rogério Mantovani, o recolhimento do lixo demora a ser feito e, quando o container enche, as pessoas começam a jogar os dejetos ao lado do mesmo, bem em frente a um parquinho, muito utilizado por crianças e famílias.
Segundo o morador, já fazem em média 15 dias que o lixo está da forma como demonstra a imagem. Ele argumentou que até vieram recolher o container, mas o lixo que estava em volta ficou.
Para Rogério, uma solução cabível seria a Prefeitura recolher esse contêiner uma vez por semana porque enche muito rápido e não acumularia o lixo. E quando tiver lixo, tem que tirar.
“Porque tem gente que não tem responsabilidade e está levando lixo aqui, ao invés de colocar só o reciclável. E os moradores aqui da frente ficam ruim, porque tem um parquinho aqui, bastante crianças brincando. E esse lixo aqui, todo mundo se sente incomodado, né?”, explica o morador.
A prefeitura de Maringá se pronunciou sobre o assunto por meio de nota. Leia na íntegra:
A Secretaria de Limpeza Urbana realiza frequentemente o recolhimento dos materiais do Ecolix, que é para destinação correta de lixo reciclável. Este ponto é alvo de descarte irregular de lixo pela comunidade, inclusive de inservíveis, que não deveriam ser descartados no Ecolix. As equipes farão nova limpeza no local.
A orientação é que a população denuncie as situações por meio da Ouvidoria Municipal, com registro de imagens que possibilitem a identificação do infrator, para que o município aplique as penalidades previstas na legislação ambiental. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.