Morre em Maringá, Fernando José Faria de Ferraz, empresário que revolucionou a indústria de colchões e espumas no Brasil
Faleceu na madrugada deste domingo, 12, aos 85 anos, o empresário Fernando José Faria de Ferraz, fundador do grupo FA Maringá, uma das principais indústrias do setor de colchões e espumas do país, com produção anual de mais de 1 milhão de peças.
- Acompanhe o GMC Online no Instagram
- Clique aqui e receba as nossas notícias pelo WhatsApp
- Entre no canal do GMC Online no Instagram
Natural de Vila Nova de Ourém, em Portugal, Fernando chegou ao Brasil em 1957, aos 17 anos, para trabalhar como caixeiro viajante na S/A Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Em 1961, mudou-se para Guaíra (PR), onde iniciou sua trajetória empreendedora ao lado do irmão, Mário José, com um comércio de tecidos. Três anos depois, em 1964, fundou a Fábrica de Acolchoados Maringá Ltda., produzindo cerca de 250 unidades por dia. Em 1970, criou a Confecções Bandeirantes Ltda. e passou a fabricar espuma de poliuretano e colchões, consolidando-se no setor industrial.
LEIA TAMBÉM: Com rajadas de vento e chuva intensa, Maringá registra queda de árvore e mobiliza equipes de emergência; vídeo

Ao longo de sua carreira, foi reconhecido regional, estadual e nacionalmente por sua contribuição ao desenvolvimento econômico. Em 2010, foi escolhido Empresário do Ano pela ACIM (Associação Comercial e Empresarial de Maringá). Em 2017, recebeu o Prêmio Mérito Industrial do Estado do Paraná, concedido pela FIEP. Também foi homenageado em 2019 pela Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões).
Em 1996, o então presidente de Portugal, Mário Soares, concedeu a ele a Comenda da Ordem do Mérito Industrial. No mesmo ano, recebeu homenagens da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e da Fecomércio, com o título de “Guerreiro do Comércio”.
Casado com Bronia Erna Wunderlich Ferraz, com quem teve cinco filhos, Fernando deixa um legado marcado pelo trabalho, pela integridade e pelo exemplo familiar. O sepultamento está marcado para as 17h30, no Cemitério Municipal de Maringá.
