Neste domingo, 24, motociclistas, ciclistas, motoristas de carros, vans, ônibus e caminhões recebem a bênção de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes, em frente à Catedral de Maringá. Nesta segunda-feira, 25 de julho, é celebrado o Dia do Motorista.
32 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Maringá desde o início deste ano. A última atualização da estatística oficial da Secretaria de Mobilidade Urbana é do dia 14 deste mês. A maioria das vítimas estava em motocicleta: 22 vidas perdidas.
Leandro Sola, que é motociclista, garantiu a benção. “[Motociclistas] precisam de mais proteção do que [motoristas de] veículos maiores, porque a gente fica vulnerável”, afirmou.
Raquel Ricomini foi com a bicicleta em que ela treina para um triathlon. “A gente está sempre exposto aos riscos do trânsito. Os motoristas de carros e outros veículos ainda não entenderam a importância de respeitar o ciclista e benção nunca é demais”, disse.
Mas não basta ter fé, é preciso respeitar as leis de trânsito e ser solidário. Os princípios cristãos, comentou o diácono Jair Benalia, precisam ser praticados também fora da igreja. “A benção de São Cristóvão é uma benção que a igreja oferece a todas as pessoas que estão se deslocando. Então a benção é dirigida às pessoas e, por consequência, os bens que elas têm. No fundo, a igreja quer passar para os cristãos que as pessoas tomem atitudes mais generosas no trânsito, que é um lugar do coletivo, de aceitar as diferenças. A igreja convida a todos os motoristas que, ao receber essa benção, por meio de São Cristóvão, tenham um pouco mais de consciência dos seus deveres de cristão”, destacou.
Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.