Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de dezembro de 2025

Mulher reforma bonecas descartadas e doa a crianças carentes


Por Nailena Faian Publicado 27/12/2019 às 17h33 Atualizado 25/02/2023 às 10h06
Ouvir: 00:00

Uma boneca toda rasgada e pintada de canetinha jogada no lixo se transforma em uma “novinha em folha” nas mãos da moradora de Maringá Vanda Moreira da Silva. Com seu talento, ela reforma as que são descartadas e depois doa a crianças carentes.

É assim que a moradora do Jardim Madrid, de 40 anos, ganha vários sorrisos de meninas que sonham em ter uma boneca, mas, muitas vezes, são impedidas por conta da condição financeira familiar.

“É muito gratificante. Semana passada, uma menina estava chorando e, ao ganhar a boneca reformada, saiu toda sorridente, erguendo a boneca para cima”, lembra Vanda, que faz esse trabalho há três anos.

“Os lixeiros sabiam que eu fazia bonecas e as que eles achavam jogadas no lixo, começaram a deixar no meu portão. Foi aí que comecei a reformar e entregar para crianças carentes”, recorda.

Vanda trabalha há seis anos fabricando e vendendo em feirinhas de artesanato bebês reborn, que são bonecas que se parecem muito com bebês de verdade. O trabalho é extremamente detalhista e demorado. Mesmo assim, ela arruma um tempinho para se dedicar às reformas das bonecas descartadas.

“Tem vez que fico até tarde da noite fazendo. Já reformei mais de cem bonecas. Tiro toda a sujeira, as manchas de caneta, limpo para tirar todas as bactérias. Algumas tenho que refazer o corpo, implantar o cabelo, costurar uma roupa nova, é bem trabalhoso”, detalha.

Na maioria das vezes, os itens para a reforma acabam saindo do próprio bolso dela. Mesmo assim e apesar das dificuldades diárias provocadas pela esclerose múltipla – doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos – Vanda não desiste de alegrar as crianças.

“Quando fico sabendo de mães que pedem doações de comida, que são famílias carentes com crianças meninas, peço para vir buscar a boneca. Apesar de ser um trabalho difícil é muito prazeroso”, finaliza.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui, e encaminhe uma mensagem informando o seu nome.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação