Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

04 de dezembro de 2024

Muro do bairro Santa Felicidade em Maringá vai se tornar galeria a céu aberto; evento terá oficina gratuita


Por Brenda Caramaschi/CBN Maringá Publicado 04/12/2024 às 11h55
Ouvir: 00:00
image
Foto: Henrique Coppola Cole

Será realizado, nos dias 7 e 8 de dezembro, o projeto ‘Muros que Unem‘, que vai reunir 30 artistas de Maringá e região para grafitar o muro do bairro Santa Felicidade.

O evento ainda conta com apresentação de quatro DJs e uma oficina gratuita sobre técnicas básicas de pintura com spray. Para o organizador, Frank Paris, a escolha do muro do Santa Felicidade como local da primeira edição é representativa, por conta de seu contexto histórico.

“O “Muros que Unem” é um projeto que tomou forma de algumas ações que a gente já vinha desenvolvendo desde que a gente começou com o Graffiti, eu e a Mel Ramos, de levar os murais para regiões mais afastadas do centro, normalmente regiões mais carentes. Então, nesse projeto, nós acabamos conhecendo bairro Santa Felicidade, o pessoal de lá, a comunidade, o Jamaica, outros líderes de lá. E a gente começou a conhecer um pouco da história, que por mais que a gente morava na mesma cidade, era uma história que a gente não conhecia, né? A gente veio de fora, eu e a Mel não somos naturais daqui. Então quando a gente começou a tomar conhecimento da história, da luta deles lá e dessa ideia da construção do muro, o porquê que surgiu esse muro. Ele acabou segregando visualmente o bairro do restante da cidade ali, porque o bairro é um bairro carente, bem próximo da Avenida Serra Azul, que é uma avenida bem importante da cidade. Houve essa tentativa de isolar visualmente, e a gente veio com essa ideia de ressignificar esse muro. Então, já que esse muro foi construído para dividir, vamos fazer um evento, trazer arte aqui, trazer cultura e, enfim, levar a cultura para as regiões mais afastadas”, explica o organizador.

O organizador, Frank Paris, explica que os convidados são de Maringá e região e artistas do grafite e do muralismo.

“Vai ter além de Maringá, Londrina, Apocarana, Cianorte, París do Norte, Astorga, Iguaraçu [..], mas vai ser bem legal, um evento artístico regional” afirma Paris.

A inscrição para a oficina, que será realizada nesse domingo, 8, pode ser feita no link disponível no instagram.

Veja a entrevista completa:

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação