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13 de setembro de 2024

Negócios: Shein anuncia expansão em Maringá; entenda a novidade


Por Ivy Valsecchi Publicado 13/09/2024 às 09h25
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Foto: SHEIN/Institucional.

A Shein, varejista global online de moda, beleza e lifestyle, acaba de expandir seu marketplace para o Paraná, nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Cascavel. O modelo de marketplace começou a ser testado em março de 2022 e a plataforma foi lançada oficialmente em abril de 2023. A varejista pretende ter 1.500 vendedores da região atuando na plataforma até o fim de novembro.

O GMC Online entrevistou o diretor-geral da Shein, Felipe Feistler, que falou sobre a expansão. Segundo ele, o foco no Paraná e Maringá se justifica por serem localidades com alto potencial para a captação de vendedores – confira abaixo a entrevista completa.

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Diretor-geral da Shein, Felipe FeistlerFoto: Wanezza Soares.

GMC ONLINE: O que é exatamente um marketplace e como funciona isso na SHEIN?

FELIPE FEISTLER: Um marketplace é uma plataforma online que conecta vendedores e compradores, criando um ecossistema entre as partes. A SHEIN iniciou seu marketplace no Brasil em 2022, quando inúmeros vendedores passaram a disponibilizar os produtos no nosso site e app. Além de terem acesso aos 45 milhões de clientes da SHEIN no País, os vendedores podem aproveitar a vasta experiência de marketing da nossa marca, bem como nossos canais sociais, logística e ecossistema de distribuição. Tudo isso constribui para impulsionar as vendas significativamente.  

GMC ONLINE: O marketplace é o site da SHEIN propriamente dito? Qual a relação direta com Maringá (os vendedores da cidade poderão se cadastrar e isso vai facilitar a compra/entrega para os moradores daqui?) 

FELIPE FEISTLER: Não, o marketplace da SHEIN é uma aba separada, no site e app da SHEIN chamada “envio nacional”. Na prática, o cliente tem acesso a todos os produtos nacionais e importados pelos mesmos canais: site ou app. O marketplace é um e-commerce dentro da nossa plataforma em que pequenos e médios empresários brasileiros podem vender seus produtos pela SHEIN. Ao fazer parte do nosso marketplace, os vendedores têm acesso a um público de mais de 45 milhões de usuários em todo Brasil.  

A relação com Maringá é que varejistas da região poderão se cadastrar e vender seus produtos no site, dentro da área do marketplace, e disponibilizar seus produtos para clientes de todo o Brasil. Atualmente, nós temos varejistas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A região de Maringá está pronta para receber a demanda que esperamos na nossa plataforma. Os vendedores da região poderão contar com infraestrutura de transporte de qualidade e os consumidores, com entregas eficientes. 

GMC ONLINE: Por que a escolha de expandir para o Paraná e Maringá especificamente?

FELIPE FEISTLER: Escolhemos as regiões-foco para a expansão do nosso marketplace com base em três pontos principais: o número de empresas (CNPJs ativos), o número da população e, principalmente, a proximidade com os nossos centros de distribuição em São Paulo, Guarulhos. No primeiro trimestre, focamos no Rio de Janeiro e, na sequência, Minas Gerais. Agora, estamos focados em Paraná e Maringá com base nestes pontos e por acreditarmos que são localidades com alto potencial para a captação de vendedores. 

GMC ONLINE: O que comerciantes e varejistas locais precisarão fazer para aderir ao marketplace?

FELIPE FEISTLER: Os vendedores interessados em fazer parte do marketplace da SHEIN podem efetuar um cadastro por meio do link: https://ms-br.sheincorp.com/homepage?registrationChannel=FWvtQ1Nqz2hMuP7kk1XVYA==

Ou do QR Code: 

Vale reforçar que os vendedores interessados passam por uma avaliação de qualificação antes de serem certificados para operar na plataforma da SHEIN. Entre os requisitos avaliados estão: obrigatoriedade de comprovar um CNPJ ativo, estar em conformidade com a legislação tributária brasileira e ter produtos verificados que não firam direitos associados a   marcas registradas.   

GMC ONLINE: Qual a importância dessa expansão para uma cidade como Maringá?

FELIPE FEISTLER: Maringá tem um grande potencial para captação de vendedores e escalabilidade do marketplace, assim como as demais cidades onde estamos concentrando esforços como Curitiba, Londrina e Cascavel. Nossa expectativa é ter 1.500 vendedores da região atuando na plataforma até final de novembro, sobretudo micro, pequenos e médios empreendimentos.  

Com a expansão, buscamos apoiar diretamente a economia local, capacitando empreendedores brasileiros. Ingressando no marketplace, os vendedores  locais têm a oportunidade de atuar em um mercado ainda mais amplo, tendo como motor toda a expertise e o alcance que a SHEIN já tem no país. Destaco o acesso aos 45 milhões de usuários da plataforma em todo o Brasil, que são fãs da marca e compradores em potencial das varejistas de Maringá. 

GMC ONLINE: A expansão do marketplace levará à criação de novos empregos, tanto diretos quanto indiretos, na cadeia de produção e distribuição. 

FELIPE FEISTLER: Acreditamos que ao apoiarmos micro, pequenos e médios empreendedores a venderem no nosso marketplace estamos investindo na economia local e aquecendo essa cadeia de produção. Esperamos contribuir para a abertura de novos postos de trabalho, assim como para a geração de renda para os empreendedores e suas famílias. 

GMC ONLINE: A partir de quando terá início?

FELIPE FEISTLER: A expansão começa agora em setembro de 2024. Pretendemos ter 1.500 vendedores até novembro deste ano. 

GMC ONLINE: O marketplace da SHEIN já está presente em quantas cidades e estado? Desde quando existe?

FELIPE FEISTLER: Começamos a testar o modelo de marketplace em março de 2022 e lançamos a plataforma, oficialmente, em abril de 2023. A iniciativa fez parte dos esforços contínuos da marca para oferecer uma experiência de compra aprimorada para os consumidores. E teve um rápido crescimento no País. Em novembro do mesmo ano, a SHEIN contava com 10.000 vendedores em seu marketplace. Em agosto de 2024, esse número subiu para 25.000. Atualmente, as vendas do marketplace representam 55% da receita da SHEIN no Brasil.  

Em março de 2024, a SHEIN iniciou seu projeto de expansão do marketplace, tendo o Rio de Janeiro como ponto de partida. A segunda região foi Minas Gerais, em maio. Agora, voltada para manter seu crescimento acelerado, a SHEIN anuncia o Paraná como a próxima região-alvo, seguida por Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respectivamente.   

O crescimento expressivo reforça o comprometimento da SHEIN com o Brasil, colaborando para a meta de ter 85% das vendas locais até o final de 2026.   

GMC ONLINE: Os clientes terão acesso aos produtos de que forma? Serão os mesmos produtos e preços encontrados no site?

FELIPE FEISTLER: Todos os consumidores que entram na plataforma da SHEIN têm acesso às mesmas ofertas – mesmos produtos e mesmos preços -, sejam eles de Maringá ou de qualquer outra cidade do Brasil. Somos fieis à nossa missão de tornar a beleza da moda acessível a todos. O que vai variar é o valor do frete, que depende da localidade de onde o pacote será entregue. 

GMC ONLINE: Haverá uma possibilidade de buscar o produto na própria cidade, sem correio? 

FELIPE FEISTLER: Não, por enquanto, nosso único meio de envio é a entrega em domicílio, pelos correios.  

GMC ONLINE: Como pretendem chegar nesses 1.500 vendedores até novembro? 

FELIPE FEISTLER: Nós aumentamos o time para que tenhamos pessoas focadas na expansão do Paraná. Temos também uma equipe que presta suporte ao vendedor logo após o início do cadastro via portal. 

Além disso, para lançar a expansão do marketplace no Paraná, a SHEIN irá realizar uma campanha em diferentes frentes, com anúncios digitais; campanha com influenciador; webinars; produção de conteúdos e participação em eventos com marcas parceiras. 

GMC ONLINE: Quais serão os benefícios para esses vendedores (remuneração, etc).

FELIPE FEISTLER: Os benefícios para os novos vendedores se aplicam a todas as regiões. Entre os benefícios: 

  • Os vendedores podem oferecer seus produtos em uma das maiores plataformas de e-commerce de moda do mundo.   
  • O marketplace da SHEIN oferece uma grande oportunidade para os vendedores desenvolverem e comercializarem suas próprias marcas de moda. 
  • Nenhuma taxa de comissão nos primeiros 30 dias após o registro na plataforma, depois disso a taxa é de 16%.  
  • Campanhas exclusivas em espaço premium dentro da plataforma SHEIN.  
  • Acesso à ampla audiência da SHEIN no Brasil, composta por mais de 45 milhões de consumidores.   
  • Acesso ao ecossistema logístico da SHEIN, que permite a adesão de vendedores de pequeno e médio porte ao marketplace sem impedimentos. 

No primeiro mês de cadastro, a SHEIN não cobra taxa dos vendedores, no mês seguinte passa a cobrar 16% sob cada venda.  

Sobre a Shein

A SHEIN é uma varejista global online de moda, beleza e lifestyle, comprometida em tornar a beleza da moda acessível a todos, fundada em 2012, com sede em Singapura.  Ao utilizar uma tecnologia de produção sob demanda, a companhia reduz o desperdício de estoque e oferece uma maior variedade de produtos, permitindo entregar itens mais acessíveis a consumidores em todo o mundo. A companhia alcança clientes em mais de 150 países e tem como centros de operação-chaves os escritórios de Singapura, da China e dos Estados Unidos.  

A SHEIN foi fundada pelo empresário chinês Chris Xu. Na época, Chris notou que a maioria das empresas de moda no mundo tinham que escolher entre oferecer variedade de produtos ou reduzir o desperdício em estoque e, vendo isto, se propôs a mudar esse cenário, liderando desenvolvimento de processos alternativos e alta tecnologia para trazer a moda para o futuro.  

A operação brasileira foi iniciada em maio de 2022, que hoje já conta com uma equipe superior a 350 profissionais em áreas como: Logística, Finanças, Jurídico, Recursos Humanos, Relações Governamentais, Marketing e Relações Públicas.  

Em abril de 2023, a empresa estabeleceu seu primeiro escritório permanente no país, instalado na região da Faria Lima, em São Paulo. Tem mais de 45 milhões de consumidores no País.  

A SHEIN conta com três galpões logísticos instalados no estado de São Paulo, em Guarulhos, o que garante à empresa uma maior otimização de sua operação logística.  Ao todo, são cerca de 256 mil m² de armazenagem e triagem de produtos.  

O modelo digital first da SHEIN permite que a marca esteja onde os clientes estão: em dispositivos móveis, on-line e nas mídias sociais, sem deixar de lado a presença física por meio das lojas pop-ups. Desde 2022, a SHEIN já realizou sete pop-ups no país: 2 no Rio de Janeiro, além de passagens por Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, São Paulo e Pernambuco.   

No Brasil, a marca conta com 11,6 milhões de seguidores no Instagram, 2.6 milhões no TikTok e 1,6 milhão no Facebook. Em 2023, a SHEIN foi o 3º app mais baixado no país com 53.3 milhões de downloads somadas as lojas App Store e Google Play.

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