Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de dezembro de 2025

‘Noite das Mariposas’ ocorre no Parque do Ingá neste sábado, 25; inscrições estão abertas


Por Redação GMC Online Publicado 21/10/2025 às 17h53
Ouvir: 00:00

O Parque do Ingá recebe neste sábado, 25, a partir das 19h, a ‘Noite das Mariposas’. A ação é realizada pelo projeto Vem Passarinhar Paraná e tem apoio da Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM). A atividade faz parte da iniciativa internacional Grande BioBlitz do Hemisfério Sul, em que as pessoas são convidadas a exercer o papel de cientistas cidadãos e registrar todas as espécies vivas durante a primavera no Hemisfério Sul.

Os interessados em participar da ‘Noite das Mariposas’ deve realizar inscrição pela internet (clique aqui para se inscrever). Durante a ação, os inscritos participarão de uma visita guiada, incluindo vistoria de armadilhas luminosas. Neste método não há captura, e os animais apenas pousam sobre um tecido branco atraídos por uma luz, o que permite que sejam visualizados e fotografados.

LEIA TAMBÉM: Idosa de 72 anos fica presa às ferragens após capotar carro na PR-551, em Ivatuba; vídeo

248779ac-e0b6-4f4d-b5a5-e65588a52498 (1)
Foto: Rafael Macri / PMM

O objetivo do Grand BioBlitz é gerar um banco de dados por meio do programa gratuito iNaturalist. Como cientistas cidadãos, as pessoas poderão compartilhar os registros na plataforma iNaturalist e especialistas validarão a identificação das espécies. Os dados poderão ser utilizados por pesquisadores e entusiastas para entenderem melhor as espécies e rotinas noturnas.

“A ação é muito importante e reforça o papel do Parque do Ingá como um laboratório vivo. Além de despertar o interesse das pessoas pelo meio ambiente, a atividade é fundamental para que a comunidade possa aprender mais sobre as espécies presentes em nossa fauna, desenvolvendo uma relação de proximidade e cuidado com o meio-ambiente” , afirma o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend.

Para participar das atividades, a orientação é utilizar repelente, roupa e sapato fechados e confortáveis. Além disso, é importante levar lanterna e smartphone com o aplicativo iNaturalist instalado. Não é permitido realizar a coleta de nenhum tipo de material dentro do parque. Os animais atraídos deverão ser apenas fotografados.

Observação de aves – No domingo, 26, haverá mais uma observação de pássaros, com o grupo Vem Passarinhar Paraná. Será no Bosque das Grevíleas, às 7h, com ponto de encontro no portal principal. A atividade também faz parte das ações do Grande BioBlitz do Hemisfério Sul. Não há necessidade de inscrição prévia para participar da atividade.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação