13 de maio de 2025

Nova diretoria da OAB Maringá toma posse

Tomou posse nesta terça-feira, 11, a nova diretoria e conselho da OAB Maringá. A cerimônia foi no Teatro Calil Haddad.


Por Brenda Caramaschi Publicado 12/02/2025 às 08h57
Ouvir: 10:48
WhatsApp Image 2025-02-12 at 08.42.35
Foto: Brenda Caramaschi

A vice-presidente da OAB Maringá, Sheyla Sousa Borges de Liz, falou sobre a importância do evento. “Nós começamos a trabalhar dia 1º de janeiro, mas essa é uma cerimônia de empossamento de todos os conselheiros, de toda a diretoria da OAB, mostrando para eles nossas propostas, o que eles podem esperar da OAB e dessa diretoria para a próxima gestão, para os próximos três anos de trabalho e está sendo maravilhoso receber toda a advocacia, todas as autoridades aqui em Maringá nesse evento. Eles podem esperar inovação, podem esperar transformação, pode esperar uma advocacia mais inclusiva, mais representativa”

O presidente empossado Pedro Henrique Souza diz que a gestão 2025-2027 está focada em fortalecer a advocacia e implementar projetos estratégicos, como o Prerrogativas 360° e a Escola de Liderança para Mulheres Advogadas.

“Os advogados dessa subseção podem esperar autonomia, independência, eles podem esperar apoio da subseção, da nossa diretoria. A gente vai trazer para a subseção diversos cursos de aperfeiçoamento, nós vamos fazer acolhimento para os diferentes setores da advocacia. Desde aquele que está iniciando as atividades até aqueles que já estão há muito tempo aí na estrada, a gente tem projeto para todos esses advogados que estão entre esses meios e principalmente para as mulheres advogadas”, afirma.

O novo presidente da OAB Maringá falou ainda sobre a importância da integração com diferentes instituições e a aproximação com a sociedade como um todo, por meio de atendimentos e projetos de extensão para os acadêmicos, futuros advogados. “Nós vemos a todo momento que o diálogo com as instituições é muito importante. Isso foi feito na gestão anterior da qual eu participei enquanto diretor tesoureiro. E agora nós vamos turbinar isso, nós vamos incrementar isso. Já estamos buscando as autoridades do poder executivo, do poder legislativo, que tomaram posse esse ano também, para dialogar, justamente para a gente conseguir implementar os projetos magníficos que nós temos para a advocacia e para a sociedade. A gente tem a semana da advocacia participativa, que é o momento em que os advogados que participam das nossas comissões temáticas atendem a população prestando orientação. Isso acontece na primeira semana de agosto. E nós estamos expandindo isso para os outros municípios que compõe a subseção de Maringá, por exemplo, Paissandu. Atrelado a isso, nós pensamos que nós temos que inovar com relação à semana da advocacia participativa, integrando a academia também, os estudantes. Conversamos com a Universidade Estadual de Maringá, já conversamos com a UniCV, com a Unicesumar, com a Uningá, nós vamos implementar um grandioso projeto de extensão, onde a gente vai promover a integração dos acadêmicos de direito dessas instituições com a advocacia e a sociedade de Maringá”.

Pedro Henrique Souza sucede a Eder Fabrilo Rosa, que agora é secretário-geral adjunto da OAB Paraná. Rosa afirma que a nova gestão deve dar continuidade a projetos em andamento e diz que a unidade entre a OAB Maringá e a OAB Paraná é necessária. “Nós fizemos uma gestão nos últimos três anos onde nós conseguimos entregar todas as propostas e tudo aquilo que nos comprometemos, mas o que eu fico mais feliz em saber que o Pedro vai dar uma continuidade, vai amplificar e vai aumentar ainda mais as conquistas. E para isso acontecer ele pode contar bastante com o meu apoio lá em Curitiba. A OAB é mais do que uma entidade de classe. A gente sabe que a OAB dá voz à sociedade em muitas situações onde o cidadão e a sociedade não conseguem falar ou não têm voz. Então, a OAB, para ser forte, ela tem que ser unida. Esse é o princípio fundamental. E um grande desafio hoje na advocacia nossa é justamente manter a advocacia unida contra tantas situações que têm dividido nossa sociedade”, diz.

A primeira mulher a estar à frente da presidência da OAB Maringá em seus mais de 60 anos de história, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, que atuou na gestão de 2019 a 2021, também esteve presente no evento e reforçou a importância da integração. Ela também foi a primeira conselheira federal titular pelo Paraná.

“Desde a minha gestão, o Pedro era conselheiro, aí na gestão passada, esteve na diretoria como tesoureiro, e ele sempre se envolveu muito com as questões da advocacia. Então eu acredito que será uma gestão diferenciada. Então eu acredito que o Pedro, ele vai trazer esse compromisso com a advocacia, de olhar para todos os advogados para melhoria dentro do sistema judiciário, junto aos juízes, mas também do espaço para o advogado trabalhar, das prerrogativas do advogado e muito atento com as comissões da OAB que são extremamente importantes para a sociedade. A OAB está aqui para defender o advogado e advogada, a advocacia, essa é a nossa finalidade. E lógico que, para a advocacia, nós somos o quê? A voz do cidadão, a voz do seu cliente. Então, para a gente trazer essa defesa de propostas novas, a gente precisa estar junto com a OAB Paraná, estar junto com o Conselho Federal, porque no Conselho Federal também nós temos todas as batalhas junto ao STF, ao STJ, Senado e assim por diante. E o Pedro, ele tem esse carisma de passear em todas essas instâncias. Por isso eu acredito muito na gestão dele”.

Projetos em andamento

Luiz Fernando Casagrande, eleito presidente da OAB Paraná para o próximo triênio, frisa que as novas gestões já começaram os trabalhos desde o dia primeiro de janeiro e enumera ações locais e no Estado que estão em andamento.

“Terminada a eleição, eu não fui para casa. Eu fui cuidar da gestão, fiquei empenhado na transição para que eu pudesse começar logo no começo de janeiro colocando em prática todos os compromissos de campanha. E deu certo, foi muito legal dizer que toda semana, toda quinta-feira eu anuncio uma novidade. Não sei se a gente vai ter fôlego até o final para uma entrega por semana, mas a gente tem várias programadas para frente. A advocacia da ativa, a Escola Superior da Advocacia, Comissões, a eficiência da Ordem… Hoje o advogado se escreve em três dias, se escrevia em 30. O registro da alteração do contrato social baixou de 60 para sete dias. A gente quer ficar nesse ritmo até o final, três anos. Grandes projetos aconteceram aqui em Maringá porque essa subseção estava muito integrada nos projetos graças inclusive à gestão que o Eder fez aqui em Maringá. Basta citar o exemplo do espaço OAB 360, que é um sucesso, todo mundo quer ter no seu município e a gente vai tentar expandir”.

Fernanda Valerio Garcia da Silva, diretora da Jovem Advocacia da OAB Paraná detalha a ampliação de benefícios já oferecidos, que deve acontecer em breve. “Nós vamos aí trazer uma notícia em breve sobre uma extensão dos benefícios que nós temos para todos aqueles que têm até cinco anos de inscrição. A nossa proposta durante a nossa campanha foi para estender os benefícios que nós entregávamos gratuitamente por um ano para três anos. Mas alguns deles, com muita responsabilidade, nós vamos conseguir estender para todos os colegas que têm 5 anos de inscrição. Então nós temos muitas novidades, uma nova pegada, uma nova cara para a OAB”

Juliano Breda, ex-conselheiro federal e ex-presidente da OAB Paraná, afirmou que uma das preocupações atuais é fomentar a formação continuada aos profissionais da área. “A OAB Paraná já lançou o programa da anuidade vira crédito. O advogado terá 100% da sua anuidade convertida em crédito para usar na Escola Superior de Advocacia, na sua formação, na especialização, na área que escolher, cursos presenciais, cursos virtuais. Teremos um programa especial para aqueles que estão entrando na advocacia, serão três anos de acompanhamento com diversos benefícios, publicações, talks, enfim. Eu tenho certeza que a advocacia vai ver muito trabalho e, sobretudo, um trabalho em harmonia, um trabalho em complementação da OAB Maringá com a seccional da OAB Paraná”.

Fernando Deneka, novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, afirma que uma das ações já planejadas para o ano são os Jogos da Advocacia Paranaense, em Maringá. “Os primeiros Jogos da nossa gestão vão ser aqui em Maringá, um evento que reúne mais de 1.600 advogados e advogadas atletas, com as famílias, dá mais de 2.500 pessoas envolvidas, e a gente escolheu Maringá pelo histórico de belos eventos, para começar a nossa gestão, no feriado de Corpus Christi”, adiantou.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação