Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Nova operação elimina focos de dengue em casa abandonada de Maringá


Por Redação GMC Online Publicado 27/03/2024 às 15h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00
gd_0a6758990720
Foto: Andye Iore/PMM.

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, e a Polícia Civil, realizaram nova operação integrada de combate à dengue nesta quarta-feira, 27. O alvo foi uma residência no Jardim Santa Helena, na região Norte. O imóvel estava em construção, mas de acordo com vizinhos a obra está parada desde o ano passado. Nesta semana, após denúncia na Ouvidoria Municipal, a equipe da Secretaria de Saúde fiscalizou o local com apoio de drone e verificou que havia uma piscina com água suja no interior do imóvel.   

Durante a operação, a água da piscina foi drenada pela Secretaria de Limpeza Urbana. Os agentes da Secretaria de Saúde retiraram recipientes que acumulavam água e eliminaram focos do mosquito da dengue. Não havia nenhum morador ou trabalhador no imóvel no momento da ação. A residência é a quarta vistoriada pela operação integrada em seis dias.

Proprietário do imóvel já foi notificado

Desde o ano passado, o proprietário do imóvel foi notificado duas vezes para a limpeza do local. Como a situação não foi resolvida, o proprietário foi multado em R$ 1 mil. O caso também será alvo de boletim de ocorrência pela Polícia Civil. O artigo 268 do Código Penal prevê pena de até um ano, além de multa, para quem “infringir determinação do poder público, destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa”. 

“Nossas equipes estão mobilizadas para combater a dengue. Estamos trabalhando todos os dias, inclusive aos fins de semana. O apoio da população é fundamental”, afirmou o secretário de Saúde, Clóvis Melo, que acompanhou a operação desta quarta-feira. Ele reforçou a importância da adoção de medidas de prevenção pela comunidade, como a limpeza constante dos quintais. 

Denúncias

A população pode denunciar imóveis em má conservação e com focos do mosquito da dengue pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura. A orientação é que o denunciante reúna o máximo de informações possíveis, incluindo fotos da ocorrência, se possível.

 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação