
O novo secretário de Obras Públicas de Maringá, Roberto Petrucci Junior, disse em entrevista à Rádio CBN na manhã desta sexta-feira, 16, que um dos grandes desafios de 2016 será a construção do Contorno Sul, que segundo ele já não é um Contorno e sim uma grande avenida urbana. “É uma obra que vai marcar essa gestão”, acrescentou.
Disse que “o prefeito Silvio Barros pediu para observar o que as pessoas estão pedindo e atender, dentro da técnica e da possibilidade. Outra determinação do prefeito, que tem compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente, é que todas as obras que nós licitarmos daqui pra frente seja de carbono zero”.
A obra do Contorno Sul, afirmou o secretário, “será mais condizente com as nossas necessidades ambientais. E, depois de feitos os projetos, vai para o orçamento, para os estudos de viabilidade, para a licitação e, por fim, à execução”. Obra com carbono zero é quando as emissões de gases de efeito estufa sejam compensadas.
Disse que as pessoas sempre querem “um projeto rápido e uma execução rápida, mas o projeto
deve ser cada vez mais cauteloso e prever todas as interferências possíveis à sua execução. E é assim que será feito”.
Lembrou que “existem duas redes de alta-tensão que passam por ali e que terão que ser retiradas. Então, de cara já temos duas empresas trabalhando nessa obra, fora as outras interferências que vão surgir. O planejamento é fundamental. E não só a obra, mas também o entorno da obra”.
Petrucci também observou que, por se tratar de um eixo, “a obra vai causar transtornos por um tempo e têm que ser mitigados. Não dá para a obra passar despercebida, não tem jeito. Mas com o tempo, a população vai ver que é uma obra maravilhosa e de grande futuro”.
Veja a entrevista completa concedida por Roberto Petrucci Junior à jornalista Brenda Karamaski.