Novos radares devem começar a operar em maio em Maringá, diz Semob
O contrato da Secretaria de Mobilidade Urbana com a Tecdet Tecnologia está encerrando. A empresa é responsável, desde 2017, pela operação dos radares de velocidade do município. Com isso, começou a retirada de 50 equipamentos que estavam instalados em pontos diferentes.
Com a retirada dos aparelhos de monitoramento, a fiscalização deve ficar por conta apenas dos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo menos, até maio. Uma nova empresa foi contratada para instalar os novos radares, mais modernos, mas o prazo para a instalação dos equipamentos e o início efetivo das operações pode levar até sessenta dias, como explica o secretário Gilberto Purpur. “O sistema eletrônico de controle de velocidade na cidade de Maringá passa por mudanças nesse momento. Uma empresa está saindo…já operou por cinco anos aqui, o contrato venceu, foi feita uma nova licitação…já temos um vencedor com contrato assinado e essa nova empresa tem de cinquenta a sessenta dias para instalar os novos equipamentos, para iniciar a instalação dos novos equipamentos.
O secretário explica ainda o motivo pelo qual os novos radares ainda levarão um tempo para começarem a funcionar. “Por que que existe essa lacuna de tanto tempo assim, sessenta dias? Porque a legislação não permite que existam dois contratos com o mesmo objeto ao mesmo tempo, então a partir do momento em que foi assinado o contrato com a nova empresa, a empresa que está deixando o serviço tem que paralisar as atividades. Por outro lado, a empresa vencedora tem que comprar os equipamentos, montar toda a logística para instalar os novos equipamentos. É por isso que existe então um período entre a saída de uma empresa e a entrada de outra”, diz.
A vencedora da nova licitação foi a Perkons S/A, que tem sede em Pinhais, região metropolitana de Curitiba. A contratada será responsável pela instalação e manutenção dos aparelhos por 12 meses e o prazo para continuar prestando o serviço pode ser renovado. O secretário detalha os diferenciais dos novos equipamentos e avisa que o número de locais onde eles serão instalados vai praticamente dobrar. “O sistema de fiscalização eletrônica sofre muita demanda…o maior pedido da população na secretaria de mobilidade é para que a secretaria controle mais o excesso de velocidade. Então a pedido da população e também da Câmara de Vereadores nós estamos aumentando o parque de equipamentos eletrônicos…estamos passando de em torno de 50 pontos fiscalizados para 90 pontos…a gente vai fiscalizar então em torno de 180 faixas de tráfego.
Os equipamentos também são mais modernos e conseguirão flagrar outras infrações de trâsito, além do excesso de velocidade, segundo o secretário. “Agora nós estamos deixando de usar equipamentos que precisam de corte no asfalto, de laços indutivos, e passa a ser um sistema mais moderno, de fácil manutenção e também de fácil relocação. A gente tem muito pedido pra relocar os equipamentos durante a vigência do contrato. Como a infraestrutura é bem mais simples, a remoção e troca desses equipamentos fica bastante facilitada. Os novos equipamentos, além de flagrar o excesso de velocidade também podem ser utilizados para outras infrações de trânsito, como trafegar na contramão, conversões proibidas, trafegar em corredor exclusivo de ônibus, trafegar sobre as calçadas, então o equipamento pode flagar outras infrações, além do excesso de velocidade”, explica.