Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

15 de dezembro de 2025

Novos radares instalados em Maringá flagram maus motoristas de longe; entenda


Por Iasmim Calixto Publicado 18/06/2023 às 11h15 Atualizado 19/06/2023 às 14h39
Ouvir: 00:00
Foto: GMC Online

Os novos radares que vêm sendo instalados em Maringá utilizam uma nova tecnologia para a aferição da velocidade. O processo licitatório para a contratação de empresa para fornecer os novos radares foi publicado em novembro de 2022 e a empresa vencedora da licitação foi homologada em janeiro deste ano.

O valor total do processo, que foi executado na modalidade de pregão, foi de R$ 11.761.999,92. O valor foi ofertado pela empresa paranaense Perkons S/A, situada na cidade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba.

Em entrevista exclusiva concedida ao GMC Online, o gerente de desenvolvimento da Perkons, Adriel Silva, explicou como funcionam os novos radares e tirou dúvidas sobre como esses novos dispositivos aferem a velocidade dos veículos.

A tecnologia atual utilizada pelos novos dispositivos difere muito da tecnologia dos radares anteriores. Os novos controladores eletrônicos de velocidade usam o efeito Doppler. Veja a entrevista e entenda:

Foto: GMC Online

GMC Online: Os novos radares que estão sendo instalados em Maringá utilizam uma nova tecnologia. Como funciona o efeito Doppler?

Adriel Silva: Sim. Os equipamentos da Perkons têm uma nova tecnologia, baseada em sensor Doppler, também chamada de não-intrusiva, uma vez que não realiza cortes do asfalto para a instalação.

O funcionamento é análogo ao de um radar de aviação; nosso equipamento emite uma onda eletromagnética que se propaga até encontrar o veículo em movimento, onde esta onda reflete e retorna ao receptor do equipamento. Esse sinal de retorno é avaliado, inferindo a posição e velocidade do objeto que gerou a reflexão.

GMC Online: Poderia explicar como é a aferição da velocidade com o radar doppler?

Adriel Silva: Aferição de equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito metrológicos, ou seja, que medem velocidade, independe da tecnologia; não muda. A precisão da medição é sempre feita de acordo com método determinado pelos órgãos reguladores, Inmetro/IPEM. Na prática, é realizada com carro de passagem no ponto a ser aferido.

Um dos pontos mais questionados pelos motoristas em relação aos novos redutores eletrônicos de velocidade diz respeito à medição da velocidade após os veículos passarem pelo radar.

GMC Online: O radar Doppler consegue aferir a velocidade mesmo após o veículo ter passado pelo radar? Se sim, quantos metros após?

Adriel Silva: Radar Doppler trabalha com uma zona de medição e a captura da velocidade do veículo pode ser feita em qualquer ponto dela. O ponto de captura varia de acordo com a geometria da via e com as características técnicas de cada fabricante. Tipicamente, sensores Doppler podem monitorar veículos em até 100 metros de distância.

Em Maringá, a prefeitura informou nesta segunda-feira, 19, que as imagens serão captadas em uma distância de até 20 metros – entenda aqui.

GMC Online: Quantos radares estão sendo instalados em Maringá e qual é o prazo final de instalação? Há essa previsão?

Adriel Silva: 102 equipamentos, dos quais, 42 já foram instalados. As obras estão seguindo o prazo conforme consta no cronograma do edital, com término previsto para o mês de outubro.

Diversas outras cidades, de todas as regiões do Brasil, utilizam a tecnologia Doppler em radares. A tecnologia não é uma exclusividade de Maringá, mas a Cidade Canção é uma das quatro cidades do Paraná que está investindo nos novos dispositivos.

GMC Online: A empresa já realizou a instalação dos radares Doppler em outras cidades?

Adriel Silva: No Paraná, nossos equipamentos Doppler estão em Curitiba, Londrina e São José dos Pinhais, além de Maringá. Estão também em São Paulo, Rio de Janeiro, Palmas, Araguaína, João Pessoa, Pernambuco, Balsas, Campo Grande, Belo Horizonte, Santa Luzia, Santa Bárbara do Oeste, Barbacena, Contagem, Lavras, Caruaru e Cariacica.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação