Número de casamentos em Maringá aumenta em 2022


Por Letícia Tristão/CBN Maringá
Foto: Pexels/Pixabay

O maringaense está se casando mais. É o que apontam os dados do Irpen, Instituto de Registro Civil de Pessoas Naturais do Paraná. Na comparação com o ano passado, Maringá registrou mais casamentos no civil este ano.

Foram 2.625 uniões, em 2021, e 2.746 casamentos no civil até 23 de dezembro de 2022. O mês de agosto foi o que mais registrou casamentos, 393.

Depois do aumento no número de divórcios em 2020, em Maringá – muito em função da pandemia, na análise dos especialistas -, um ano depois, mais os maringaenses oficializaram a união e o número de casamentos voltou a crescer. E este ano o crescimento se manteve.

O número de divórcios também caiu em Maringá este ano. Segundo os dados, foram 81 separações a menos em 2022 (454) na comparação com o ano passado (535).

E, se as festas de casamento voltaram no mesmo ritmo, é difícil dizer. Mas os profissionais de eventos viveram 2022 com muita agenda remarcada ainda em reflexo da pandemia. No entanto, algumas mudanças no perfil dos noivos se mantiveram. É o que analisa a filmaker Heloise Gimenes. Menos convidados e cerimônias mais intimistas.

Segundo ela, que tem uma empresa de filmes de casamentos, eternizar os momentos em vídeos continua sendo essencial para o casal, mas algumas mudanças permaneceram.

“Eu acredito que a mudança mais drástica foi que os noivos estão fechando um pouco mais em cima da hora. Antes, eles fechavam com um ou dois anos de antecedência, agora, eles estão fechando com alguns meses de antecedência. Em relação à quantidade de convidados, dificilmente a gente está fazendo um casamento super grande, com muitos convidados, geralmente, é algo mais íntimo”, conta Heloise.

O registro civil é o que oficializa de fato a união do casal. E os cartórios realizam casamentos todos os dias. A escrevente Andrea Strapazzon explica os procedimentos para quem quer casar.

“Para casar, é muito fácil: a pessoa precisa somente procurar o cartório de registro civil mais próximo a sua residência – lembrando que tem que morar dentro da cidade de Maringá -, portando documentação pessoal (RG, CPF, certidão de nascimento atualizada) e levar duas testemunhar”, orienta Andrea.

Um casamento no civil custa em média R$ 480.

Sair da versão mobile