A maternidade do Hospital Universitário de Maringá tinha 15 leitos, mas no começo deste ano, a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) decidiu ampliar a capacidade da maternidade do HUM para atender também gestantes de Sarandi e região.
O Hospital Metropolitano de Sarandi, que era a referência para os partos pelo SUS na cidade e municípios próximos, fechou a maternidade em dezembro do ano passado.
Além da ampliação dos leitos, de 15 para 28, o corpo técnico da maternidade do HUM também aumentou. Foram contratados mais profissionais e em seis meses houve um aumento de 70% nos partos realizados no hospital.
Hoje, a média é de 180 nascimentos por mês. É o que explica a chefe de enfermagem materno-infantil, Lorena Monteschio.
“O HU de Maringá ficou com a referência da gestação de risco habitual da regional de Sarandi, então a gente tem atendido pacientes que são de Astorga, Floraí, Marialva, Ourizona, Presidente Castelo Branco, Uniflor e Sarandi”, relata Monteschio.
Entre janeiro e junho deste ano foram realizados 1.137 partos na maternidade do HUM. O hospital investe no parto humanizado. Duas vezes por mês, há visitas guiadas. Gestantes no último trimestre de gravidez e um acompanhante podem visitar a maternidade e tirar dúvidas.