O temporal deste sábado, 7, em Maringá, deixou pessoas feridas, causou destelhamento de imóveis e deixou várias árvores caídas. De acordo com a Prefeitura de Maringa, foi instaurado um Gabinete de Gestão de Crises, sob a coordenação do secretário de Segurança, Ivan Quartaroli. com o objetivo principal é coordenar todas as operações de resposta à emergência.
O temporal que atingiu Maringá teve chuva de granizo e rajadas de vento atingindo cerca de 60 km/h, conforme dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Entre os principais impactos, destaca-se a interrupção do fornecimento de energia elétrica em mais de 65 mil imóveis, sendo a zona norte da cidade a mais afetada.
A Copel informou que acionou 45 equipes locais, além de receber o reforço de 20 equipes vindas de outras cidades para restabelecer o fornecimento de energia.
Além disso, até a madrugada deste domingo, 8, as equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e a Ouvidoria registraram mais de 200 ocorrências, trabalham de forma integrada para restabelecer a normalidade.
O Pronto Atendimento à Criança (PAC) no Jardim Alvorada teve seu atendimento temporariamente suspenso devido à falta de energia elétrica, com pacientes sendo transferidos para outras unidades. O atendimento pediátrico está ocorrendo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, aguardando a manutenção na rede elétrica para retomar os atendimentos.
A Upa Zona Norte está operando com geradores, mas não pode realizar exames de raio-x. Além disso, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão sem energia elétrica, com vacinas já transferidas para a Secretaria Municipal de Saúde para evitar perdas.
Abastecimento de Água
O temporal afetou a estação da Sanepar, prejudicando o abastecimento de água na cidade. Devido aos reservatórios já estarem com níveis baixos devido ao calor, a Sanepar orienta a população a utilizar a água com racionalidade.
Unidades escolares
Cerca de 30 unidades escolares estão sem energia no momento, com esforços em andamento para verificar quais pontos tiveram a energia restabelecida. A Secretaria de Educação também planeja o recolhimento e armazenamento de alimentos congelados, como carnes e picolés, que seriam distribuídos nas escolas para o Dia das Crianças.
Mais de 250 servidores municipais trabalham arduamente desde o temporal, para realizar a limpeza e desobstrução das vias públicas, além de prestar assistência às famílias impactadas. As equipes envolvidas representam diversas secretarias e órgãos, incluindo a Selurb (Secretaria de Limpeza Urbana), Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana), a Secretaria de Segurança, SAS (Assistência Social), IAM (Instituto Ambiental de Maringá), Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Copel e Corpo de Bombeiros.
- Em casos de emergência com risco de morte, a população deve ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros.
- Para a remoção de árvores e galhos, os moradores podem registrar solicitações através do aplicativo 156 ou pelo site da Prefeitura.
- Pessoas que tiveram as casas destelhadas podem obter lonas na sede da Defesa Civil, localizada na Avenida Cerro Azul, nº 2990, Jardim Universo. O telefone para contato é (44) 99103-8319.
- Em casos de encontrar pessoas em situação de rua, a população pode acionar o serviço de abordagem social, que funciona 24 horas, através do telefone (44) 99103-5661.