Maringá vai ganhar um Parque Tecnológico Industrial da Saúde do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para produção de vacinas e medicamentos. As obras serão realizadas pelo Governo do Paraná em um terreno de 95 mil metros quadrados localizado no Parque Industrial e que foi cedido pela Prefeitura de Maringá. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental para início das obras ocorreu nesta terça-feira, 19, e contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana, do prefeito Ulisses Maia e demais autoridades.
Nesta fase, estão previstas obras de asfaltamento e cercamento da área e a construção de um prédio administrativo e central de utilidades, dentre outras edificações necessárias para o funcionamento do parque. O investimento nesta etapa é de R$ 24 milhões, com recursos do Governo do Estado.
A unidade do Parque Tecnológico será responsável, futuramente, pela formulação, envase, embalagem e armazenamento de vacinas, consolidando a cidade como um polo farmacêutico e biotecnológico. A estrutura também será um ecossistema de saúde, com foco na atração de empresas para pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. Em maio deste ano, o Governo do Paraná formalizou um protocolo de intenções entre o Tecpar e a empresa Astra Medical Supply para a instalação de uma unidade industrial voltada à produção de fórmulas nutricionais no local.
O prefeito Ulisses Maia agradeceu a equipe do Tecpar e destacou a importância da parceria entre o município e o Governo do Estado. “Será uma estrutura importante para a cidade, instalada próxima a rodovia e em um terreno que foi cedido pelo município. O Parque Tecnológico do Tecpar é fruto de um trabalho de parceria entre o município, o Governo do Estado e a sociedade civil organizada. Maringá avança para se tornar um polo farmacêutico, gerando mais emprego, renda e promovendo inovação na área da saúde”, disse.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, destacou a importância do Parque Industrial de Maringá, local que foi transformado pela Prefeitura de Maringá e que receberá a estrutura do Parque Tecnológico do Tecpar. “Vamos produzir aqui remédios e vacinas que vão beneficiar não apenas a população do Paraná, mas do Brasil. A estrutura que será instalada aqui representa a geração de novos postos de emprego e também a promoção da saúde a partir das boas ideias que serão desenvolvidas neste espaço”, afirmou.