Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

02 de julho de 2024

Olho no céu: UEM terá praça de observação astronômica e novo planetário 


Por Brenda Caramaschi CBN Maringá Publicado 29/09/2023 às 15h35
Ouvir: 00:00
 Foto: SETI-PR/divulgação

O Paraná receberá R$ 1,2 milhão do Governo Federal para implantar espaços de lazer associados à ciência nas cidades de Maringá, Foz do Iguaçu e Toledo. Um dos projetos aprovados na chamada pública, no valor de cerca de R$ 300 mil, é da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para a construção de uma praça de observação astronômica e um novo planetário no câmpus-sede da instituição. 

O novo espaço científico será construído entre o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e a Estação Meteorológica. No local, será possível observar, com telescópios e a olho nu, planetas, estrelas e outros corpos celestes, como asteroides, meteoroides, cometas e satélites naturais. O novo planetário terá cúpula com sete metros de diâmetro, projeção digital e acomodação para até 80 pessoas. A estrutura do planetário atual tem cúpula de seis metros de diâmetro e projeção analógica.

Os recursos deste edital vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e são reservados ao programa Praças da Ciência, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com a Finep, Financiadora de Estudos e Projetos.

De acordo com o coordenador do projeto, professor Marcos Cesar Danhoni Neves, do Departamento de Física da UEM, o espaço vai ajudar na divulgação científica. “Além de tudo, a divulgação cientifica é uma atividade que ajuda a divulgar conhecimento cientifico e tecnológico, acessível e compreensível para o grande público estimulando interesse, curiosidade e a ciência”, explica.

A expectativa é que as obras comecem no início de 2024. A previsão para conclusão dos serviços é de um ano, com inauguração prevista para 2025.

Além da UEM, foram selecionados projetos da UTFPR, em Toledo; do Parque Tecnológico Itaipu e do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação, ambos em Foz do Iguaçu. O objetivo é disponibilizar para a população espaços interativos de lazer e cultura, que explorem temas relacionados às diferentes áreas do conhecimento.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Com informações da AEN

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação