Onda de calor vai durar mais que o esperado; veja os detalhes


Por Redação GMC Online, com Metrópoles

nova onda de calor que começou a influenciar o Brasil nesta semana vai se prolongar até o fim do verão, de acordo com a Climatempo. Conforme a previsão, o aumento das temperaturas seria registrado até 15 de março, porém, o período deve ser estendido.

Foto: Thiago Louzada

O “segundo tempo” desta terceira onda de calor de 2024 está sendo previsto pela Climatempo entre 16 e 20 de março. Com a migração do centro de alta pressão para o Sudeste, as áreas de calor mais intenso ficarão especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a Região Sul volta a ter pancadas de chuva. Mesmo assim, o calor ainda será intenso no Sul do Brasil.

O verão acaba, e o outono começa oficialmente em 20 de março, à 0h06, e se estende até as 17h51 de 20 de junho, pelo horário de Brasília.

Grande parte do Paraná está sendo atingida pela onda de calor, conforme aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Onda de calor atinge as áreas em laranja. Foto: Inmet

Tempo em Maringá

Em Maringá, a temperatura máxima, nos próximos dias pode chegar a 36ºC, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A partir de domingo, 17, porém, chuvas são esperadas o que pode reduzir os efeitos do calorão. Veja abaixo.

O que é uma onda de calor?

Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão. Segundo a Climatempo, atualmente, o centro do sistema de alta pressão atmosférica está muito forte entre Paraná, Paraguai e Mato Grosso do Sul, e gera a onda de calor que eleva as temperaturas especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul e na parte oeste dos estados da Região Sul.

Sair da versão mobile