Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Para advogado de ação popular, toque de recolher continua suspenso


Por Luciana Peña/CBN Maringá Publicado 30/04/2020 às 00h20 Atualizado 23/02/2023 às 05h46
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O Tribunal de Justiça (TJ) acolheu o recurso da Prefeitura de Maringá em ação proposta por meio de habeas corpus pelo vereador Jean Marques e determinou a volta do toque de recolher na cidade.

Acontece que uma ação popular proposta pelo escritório do advogado Bruno Gimenes tambem conseguiu em 1ª instância a suspensão do toque de recolher.

E segundo o advogado, em 2ª instância o desembargador Carlos Mansur Arida, que analisou o recurso proposto pela Prefeitura de Maringá, indeferiu o pedido do município.

Segundo o desembargador, o decreto do toque de recolher tem conteúdo genérico, sem “substrato técnico e científico (…) capaz de justificar a adoção do ‘toque de recolher'”

E agora como fica? Dois desembargadores com decisões diferentes em relação ao mesmo tema.

No entendimento do advogado Bruno Gimenes, o toque de recolher continua suspenso.

“Existem duas decisões em dois processos diferentes. Nos dois processos foi conseguida a medida liminar, pelos dois juízes, na primeira instância. A prefeitura recorreu nos dois processos. No meu processo, ao recorrer, no teor do recurso, ela pediu uma nova medida liminar para que o desembargador da segunda instância casasse a decisão liminar do juiz de primeira instância, e caçando-a, os efeitos do decreto voltariam a vigorar. A mesma coisa no processo do vereador Jean Marques. No meu processo, o desembargador não concedeu essa liminar em grau de recurso, então ele confirmou a decisão do juiz de primeira instância. No caso do vereador, outro desembargador diferente concedeu a liminar no recurso e mandou cassar a decisão do juiz de primeira instância, que é outro juiz”, destaca.

Segundo a Prefeitura de Maringá, o toque de recolher será retomado nessa quinta-feira, 30.

 Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante.

Quer receber nossas principais notícias pelo WhatsApp? Se sim, clique aqui e participe do nosso grupo. Lembrando que apenas administradores podem enviar mensagens.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação