Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Paraná está em alerta de perigo para tempestades; Maringá deverá ter chuva expressiva nesta quinta-feira


Por Ivy Valsecchi Publicado 24/10/2024 às 07h53
Ouvir: 00:00
image-22
Foto: Marli Jardim.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta amarelo de perigo de chuvas intensas para diversas regiões do país, incluindo o Paraná e Maringá. O alerta tem vigência até às 9h desta quinta-feira, 24, e indica chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Conforme o Inmet, é baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O Inmet emitiu ainda um alerta laranja de perigo para tempestade em Maringá e outras 365 cidades do Paraná. O novo alerta, da categoria laranja, começa a vigorar nesta quinta-feira, às 9h, e é válido até às 12h de sexta-feira, 25. Veja aqui a lista de cidades afetadas.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), nesta quinta-feira, um sistema de baixa pressão no noroeste da Argentina se desprende formando um ciclone extratropical sobre o Uruguai. Acoplado a ele, uma frente fria se desloca ao longo do dia na altura do Sul do Brasil. Inicialmente, o avanço deste sistema ocasiona instabilidades sobre o Paraná, principalmente nas regiões noroeste, oeste sudoeste e centro-sul. No decorrer do dia, chuvas são esperadas para as outras regiões do estado, devido à instabilidade gerada pela passagem do sistema frontal. Há risco de tempestades e vendaval.

Nesta sexta-feira, 25, conforme o Simepar, o sistema frontal se desloca para o Sudeste do Brasil, estabilizando as condições do tempo em grande parte do Paraná. Sobre a região norte e nordeste do estado, devido à atuação do escoamento predominantemente de noroeste, há o transporte de calor e umidade para estas regiões, condições necessárias para ocorrência de tempestades isoladas. Entre os setores central e o leste os ventos sopram com intensidade moderada a ocasionalmente forte, em virtude da presença do sistema de baixa pressão sobre o oceano. 

Para Maringá, é previso um acumulado expressivo de chuva nesta quinta-feira: 41 milímetros. A temperatura máxima será de 31ºC – confira abaixo a previsão do Simepar para os próximos dias em Maringá:

image

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação