Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

05 de julho de 2024

Parque Alfredo Nyffeler: Vídeo raro mostra como era o ‘Buracão’


Por Matheus Hernandes, com informações da Maringá Histórica Publicado 18/12/2020 às 14h25 Atualizado 26/02/2023 às 16h27
Ouvir: 00:00
Foto: Suely Sanches

Publicado pela Maringá Histórica no último dia 13 de dezembro, um vídeo mostra como era a região conhecida como “Buracão da Morangueira”.  A área tinha uma grande erosão no centro.

Décadas antes, o local era ocupado pela Fazenda Maringá, do suíço Alfredo Werner Nyffeler. É ele quem dá nome ao parque, popularmente conhecido por “Buracão”. O parque foi inaugurado em outubro de 1988, após revitalização. O espaço conta, atualmente, com 104 mil m².

Assista às imagens raras:

Conheça a história do Parque Alfredo Nyffeler

Um dos personagens que compõe a história de Maringá é Alfredo Werner Nyffeler. Suíço que veio ao Brasil em 1923. Inicialmente, ele no estado do Rio de Janeiro e, depois, ele se muda para a cidade de Cambará (a 232 quilômetros de Maringá).

Em 1942, Nyffeler comprou uma grande porção de terra em Maringá. Hoje, o espaço se localiza entre os bairros Jardim Alvorada e Vila Morangueira. Lá, ele implanta a Fazenda Maringá e começa a plantar café. A Fazenda possuía mais de 126 alqueires.

Segundo o Maringá Histórica, a Fazendo era cercada antes de virar um parque no futuro, já que crianças e adolescentes entravam no local para brincar.

O nome “Buracão” teria surgido há 40 anos. O local possuía muitas árvores e, entre elas, um buraco, com uma nascente que formava uma pequena cachoeira, que caía em um lago de aproximadamente 15 m². Segundo relato dos moradores, o nome teria vindo deste lago formado.

No passar dos anos, o local acabou se degradando e virou uma espécie de lixão. As pessoas descartavam lixos e materiais velhos na antiga Fazenda Maringá.

Em 1986, o então secretário de Serviços Urbanos de Maringá, Antonio Tortato, iniciou um projeto de recuperação da área, que estava completamente degradada. O engenheiro responsável foi Carlos Augusto Lopes e levou dois anos para sua implementação. A demora se deu a grande quantidade de carcaças, motores, lixo hospitalar que era deixado no local.

Foi feita uma raspagem no solo e a área recebeu uma nova camada de terra, permitindo a implantação do lago, que fazia parte do projeto paisagístico. Foi construída uma mureta, que contorna a bacia hidráulica, além de uma barragem.

Assim, o Parque Alfredo Nyffeler, localizado na Vila Morangueira, foi inaugurado em outubro de 1988. O “Buração” tem 104 mil m² e está situado em uma zona de proteção ambiental. A nascente do Ribeirão Morangueiro fica em seu interior.

Vale salientar que no dia da produção desta matéria, 18 de dezembro de 2020, os parques de Maringá estão fechados devido aos decretos municipais em combate à pandemia do novo coronavírus.

Confira o vídeo da Maringá Histórica sobre o “Buracão”:

As informações são do projeto Maringá Histórica.

Precisa sair de casa? Use Máscara. Clique aqui e saiba por que ela é importante. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação