Prefeitura investiga morte de centenas de carpas no Parque do Japão


Por Redação GMC Online

O Parque do Japão, que não abre às segundas para manutenção, permanecerá fechado até sexta-feira (14), reabrindo no sábado (15). O fechamento do parque é necessário para compreensão de fenômeno que causou a morte de mais de duas centenas de carpas nos últimos 15 dias.

Análise inicial de peixes mortos, coletados no último dia 5 e realizados pela UEM, não foram conclusivos. Em reunião realizada na tarde desta segunda (10) com a presença de especialistas da UEM e Unicesumar, instituições de ensino que mantêm convênio de assessoria com o Parque do Japão, decidiu-se que a interrupção da visitação é necessária para ações pontuais.

Num primeiro momento, as carpas serão transferidas do lago maior para o menor, onde serão instalados aereadores para garantir maior oferta de oxigênio considerando o aumento da população de peixes no local. Antes será feita a despesca de espécies como tilápia e cascudo, também presentes nos lagos.

Coleta de amostra de água de diversos pontos (lagos, poço artesiano e nascentes) serão encaminhadas para análise para descartar ou confirmar suspeitas, como contaminação por emissão irregular de esgoto e até mesmo agrotóxicos, usados em terrenos do entorno para erradicar mato. Amostra de sedimentos do lago esvaziado também será coletada para estudo.

A Secretaria do Meio Ambiente vai fiscalizar empresas localizadas ao redor do parque para identificar eventuais situações irregulares em relação ao descarte de esgoto ou outros produtos contaminantes na rede. A rede coletora de águas pluviais da região também será investigada. Não se descarta manter o parque fechado por período mais longo, considerando a evolução das investigações e suas conclusões.

Sair da versão mobile