Passeio ciclístico reúne famílias pelas ruas de Maringá

A manhã ensolarada deste domingo, 9, foi o cenário de um passeio ciclístico que reuniu famílias inteiras para percorrerem as principais ruas e avenidas da área central de Maringá de bicicleta. Esta é a segunda edição do passeio, promovido pela rádio Maringá FM, como explica a Coordenadora de Marketing do Grupo Maringá de Comunicação, Mayara Alonso. “A Maringá FM é muito incentivadora do uso da bicicleta na cidade. A gente faz o ‘Pedal da Noite’ toda semana, toda terça. E a gente faz um passeio ciclístico da primavera já há mais de 38 anos. E por que não fazer mais uma edição de passeio ciclístico comemorando o Dia Internacional da Mulher. A mulherada adora pedalar e a gente decidiu promover um dia especial para elas”.

A arquiteta Camila Rubbo encontrou uma amiga dos tempos de colégio participando do passeio ciclístico. Com uma bicicleta repleta de flores coloridas na cestinha, ela, que tem dificuldades de mobilidade por conta de uma prótese, reserva as pedaladas para os finais de semana. “No domingo, o Parque do Ingá e o Bosque II são fechados. Eu tenho minhas limitações físicas, então eu vou no local protegido. Além da sensação que a gente tem, faz muito bem psicológica e fisicamente”, diz.

Já a amiga dela, a esteticista Luana Paula Souza dos Santos, gosta de fazer trilhas pela área rural pedalando. “Meu esposo também vai. A gente junta a galera e vai para as cachoeiras.Eu acho que o passeio ciclístico é uma oportunidade da mulherada dar uma saída, dar uma espairecida. Eu acho que a bicicleta, ela dá um ar de liberdade para a gente. Maringá é verde, é bonito, é uma coisa gostosa, uma paisagem bonita”, afirma.
Mas há também aquelas que usam a bicicleta no dia a dia, como meio de locomoção, e não só para o lazer. É o caso de Laura Diaz. A colombiana, que escolheu o Brasil para viver há 14 anos, participou do passeio junto da filha, Sofia, nascida em Maringá. E é de bike que a mãe costuma levar a filha para a escola todos os dias. “Estamos dando preferência à bike do que o carro”. Apesar do percurso plano, Sofia foi na garupa da bicicleta da mãe e o que a menininha de cinco anos realmente gosta é de emoção. “Eu gosto de descer em rampa, bem rápido”, conta.

Com cerca de 50 quilômetros de ciclovias, incluindo o trecho da Avenida Tuiuti, que está em construção, Maringá é conhecida por ter o dobro da média nacional de deslocamentos de bicicleta. O prefeito Silvio Barros, que esteve presente na abertura do passeio ciclístico, falou sobre novos investimentos em mobilidade ativa. “Nós temos um projeto de criar ciclofaixas na cidade, que são mais rápidas de implantar e que darão mais segurança para a população. E também a gente fazer com que a bicicleta seja um complemento ao transporte coletivo para que a gente possa fazer com que as pessoas cheguem nas linhas de ônibus com uma bicicleta. Para isso, vamos ter que colocar bicicletários em alguns pontos estratégicos. Mas tudo isso está sendo analisado, estudado. O nosso plano de mobilidade abordou de maneira muito satisfatória a ciclomobilidade e todas essas iniciativas, principalmente o estímulo dado por uma rede de comunicação importante como o GMC, é fundamental para que a gente possa melhorar ainda mais a mobilidade dentro de Maringá”.
A concentração do passeio ciclístico foi em frente ao shopping Maringá Park, que ofereceu café da manhã aos participantes com frutas e fatias de Bolo da Madre. Guilherme Nascimento, gerente de marketing do shopping, falou sobre a parceria. “A primeira ideia é comemorar esse dia especial. Um Dia das Mulheres, que são importantes, e nesse momento a gente fica feliz em estimular um momento de descontração e lazer, porque o shopping, ele faz parte da cidade, né?”.
O evento fez parte do “Mulheres em Movimento”, que no sábado, Dia Internacional da Mulher, movimentou a Vila Olímpica com uma série de atividades esportivas. Houve distribuição de brindes, como itens de maquiagem e acessórios para ciclismo, além de dicas de cuidados com a pele e brinquedos para as crianças.